Home Blog

Regras de convivência

0
Regras de convivência

A sociedade tem algumas regras de convivência, mas nem todas as ações que tomamos são amparadas por elas. Muitas delas dependem mais de nossa educação e moralidade do que de um conjunto de normas. Muitas vezes devemos recorrer ao nosso bom senso para tirarmos bons julgamentos da situação e agir conforme as boas maneiras.

Regras de convivência básicas

Ao chegar ou sair de um local: cumprimente as pessoas presentes. Isto demonstra que você valoriza a presença delas e faz-lhe sentirem importantes. O mesmo vale ao sair de um local, se despeça de todos. Se muitas pessoas estiverem presentes, não é necessário cumprimentar ou despedir individualmente, só tenha certeza de dar seu recado a todos.

Ao receber um favor: o mínimo que você pode fazer é agradecer. Reconheça que a pessoa gastou do próprio tempo para lhe ajudar e diga ao menos “obrigado”. Dessa maneira vocês mantem um relacionamento saudável e duradouro.

Caso ofenda alguém: mesmo que seja sem querer, peça desculpas imediatamente. Não espere para dizer mais tarde, isso só irá fazer com que a pessoa pinte uma imagem negativa de você. Coloque-se no papel da pessoa ofendida, você gostaria de ir para casa sem um pedido de desculpas?

Caso não entenda: imediatamente peça para a pessoa repetir ou lhe explicar novamente. Uma má compreensão pode fazer com que você execute seu trabalho ou tarefa de forma errada e isto será um incômodo muito maior do que simplesmente dizer que não entendeu.

Caso suje ou bagunce: seja no trabalho ou em casa, arrume ou limpe! Todos devem ser responsáveis pela própria sujeira. Cultive o hábito da organização, você será visto como uma pessoa mais responsável e sensata e ainda de brinde ganha um ambiente sempre limpo e arrumado.

Caso não goste: principalmente no trabalho, fale! Mas não seja mal educado, explique seu ponto de vista e deixe claro o motivo de não gostar da ideia ou opinião. É melhor expor sua opinião antes e esclarecer o problema do que depois ter que conviver com ele. Tome cuidado com assuntos polêmicos como política e religião. Todos tem o direito de ter uma opinião, desde que ela não ofenda ninguém e não interfira na liberdade alheia.

Caso peça emprestado: lembre-se de devolver! Não espere até que o dono lhe peça de volta, é sua a obrigação de lembrar. É muito importante ainda devolver o item nas mesmas condições em que foi emprestado ou você pode ser tachado como desleixado. Ao devolver o item, agradeça!

Ao falarem com você: responda! Mesmo que para dizer que você não pode falar agora e que vai retornar em breve. É muito mal educado deixar a pessoa esperando indeterminadamente. Se combinar de retornar depois, não esqueça e não espere a pessoa vir até você novamente.

Caso prometa: cumpra! Você não é obrigado a fazer promessas, mas se fizer, faça de tudo para cumpri-las. Ao prometer você dá a certeza de um resultado, se você não cumprir, pode decepcionar muito a pessoa e se tornar menos confiável. Se você não tem certeza que pode cumprir, não prometa.

Infelizmente, é cada vez mais raro notar em uso regras de convivência como estas. Muitas pessoas, na correria do dia-a-dia, acabam esquecendo quão importante são elas ou simplesmente não as valorizam.

Ao seguir regras como estas é possível criar ambientes e relações mais saudáveis e sem conflitos. Elas podem ser aplicadas no seu trabalho, na sua escola, em sua casa ou em qualquer outro tipo de ambiente e nunca estão fora de moda.

Veja também: Etiqueta Social

Boas maneiras: Atitudes adequadas para convivência social

10
Boas maneiras

As boas maneiras, também chamada de bons modos, são subitens da etiqueta e definem as atitudes ou gestos adequados para convivência social harmônica e respeitosa.

A interação com outras pessoas faz parte de nosso cotidiano e a maneira como vamos lidar com isso influencia diretamente como os outros lhe veem e lhe tratam, por isso as boas maneiras são tão importantes.

Você tem boas maneiras?

Essa é uma pergunta que você precisa fazer a si mesmo. Comece a notar seu comportamento com as outras pessoas. Você acha que é cordial e respeitoso? Identifique pontos que você acha que precisa melhorar e anote para que você consiga acompanhar seu progresso e estar em constante melhoria.

Exemplos de boas maneiras:

Em nosso cotidiano, há várias ocasiões em que podemos por em prática as boas maneiras. São atitudes simples que realmente fazem a diferença no dia-a-dia:

  • Diga por favor: Quando pedir ou precisar de algo, seu pedido deve ser gentil e sempre vir acompanhado de um “por favor”. Dessa maneira, você estabelece uma relação respeitosa. Você demonstra que o tempo da pessoa é valioso.
  • Diga obrigado: Sempre quando receber algo, agradeça dizendo “obrigado”. Agradecer o caixa do supermercado é um bom exemplo e que muitas pessoas esquecem de fazer ou simplesmente não dão valor.
  • Peça desculpas: Caso você atrapalhe alguém, mesmo que seja sem querer, ou caso você esbarre em alguém, peça desculpas imediatamente. Isto manterá um ambiente saudável e sem conflitos.
  • Segure a porta: Caso alguém vá utilizar a mesma porta que você, você pode segurar a porta para que a pessoa possa passar primeiro. Lembrando que não são só os homens que podem fazer este gesto. É uma questão de respeito, não de gênero.
  • Peça licença: Caso queira interromper alguém por um assunto importante, a maneira mais educada de fazer é pedir “com licença” e, caso seja lhe dado permissão, só então falar sobre o assunto pretendido.
  • Cumprimente as pessoas: Ao chegar em um local, cumprimente as pessoas. Desta maneira você demonstra que a presença da pessoa é importante para você.
  • Fale de forma educada: Procure manter um tom de voz adequado para o ambiente que você está, não fale alto ou baixo demais e não interrompa as pessoas enquanto estiverem falando, ouça o que a pessoa tem a dizer e aguarde sua vez de falar.
  • Identifique-se no telefone: Caso você ligue para alguém, é a sua obrigação se identificar primeiro. Não ligue para alguém e pergunte quem está falando, primeiro se identifique e depois peça para falar com a pessoa pretendida.

Educação vem de berço

Esta máxima nunca foi tão verdadeira. As boas maneiras precisam ser passadas para as crianças desde cedo. É o papel dos pais ensinar as crianças e dar a devida importância para o modo como devemos lidar com outras pessoas. Uma criança que cresce vendo gentilezas e atitudes respeitosas vai crescer e dar valor a estes gestos também em sua vida adulta.

Influência das boas maneiras

As boas maneiras impactam diretamente na forma como as outras pessoas lhe veem ou lhe tratam. Se você for educado, as pessoas vão lhe ver como alguém maduro e responsável, vão respeitar suas opiniões e lhe ouvir mais. Caso contrário, as pessoas lhe verão como alguém egoísta, que só pensa em si mesmo e pensarão duas vezes antes de acatar sua opinião.

Em sua vida social, se você for mais educado, atrairá pessoas mais gentis e educadas para seu círculo de amizades. Em outras palavras: Gentileza atrai gentileza. Ao fazer bem para os outros, os outros também farão o bem para você.

Ao praticar as boas maneiras, com o tempo, até a pessoa mais mal educada vai lhe tratar melhor. Isso devido ao respeito que você ganha ao tratar as outras pessoas com respeito e dignidade.

Como falar bem: A arte de falar de forma clara e expressiva

38
Como falar bem

Sabe aquele seu amigo(a) admirado pela sua capacidade de se expressar, convencer e persuadir? Dizemos que estas pessoas são eloquentes, pois sabem como demonstrar seu ponto de vista de forma clara, concisa e expressiva, em outras palavras, conhecem a arte de como falar bem.

A arte de como falar bem

Falar bem é uma arte e exige treino. Se você não nasceu com o dom da eloquência, saiba que a oratória pode (e deve) ser treinada para que assim você possa melhorar cada vez mais sua comunicação.

Fale com boa intensidade e velocidade

Não fale alto ou baixo de mais, procure adequar a intensidade de sua voz de acordo com o ambiente. Se as pessoas pedem constantemente para que você repita suas frases, pode ser um sinal de que você está falando muito baixo ou para dentro. Falar baixo transmite muita insegurança, dá a impressão que você tem medo que as pessoas lhe ouçam. Acredite mais naquilo que você fala que seu interlocutor também acreditará.

Não fale muito rápido, isso pode fazer com que seu interlocutor tenha que concentrar seus esforços em entender todas as suas palavras do que na mensagem que você realmente está passando. Mas também não fale muito devagar, pode entediar seu ouvinte. O ideal é perguntar para seus amigos mais próximos e identificar o meio termo da velocidade de sua fala.

Trabalhe a pronúncia de suas palavras

Pronunciar as palavras corretamente faz com que seu interlocutor lhe entenda de forma mais clara, permitindo que ele se concentre no conteúdo da mensagem e não se distraia por erros, além de valorizar muito sua imagem. Para falar bem, evite comer o “R” ou “S” no final das palavras ou mesmo o “I” no meio delas. Diga todas as letras da palavra.

Preste atenção em sua linguagem corporal

A linguagem corporal exerce um papel tão importante quanto a fala na comunicação. É através dela que você coloca emoções em suas palavras, enfatiza suas frases, passa segurança e receptividade ao interlocutor. Imagine uma pessoa usando a mesma expressão facial para dizer que está triste ou feliz: é no mínimo estranho, não acha?

Pesquise antes sobre o assunto

Se for possível, pesquise antes sobre o assunto e se alimente de informações, isto lhe dará mais segurança, ajudará a descobrir como falar bem e desenvolver melhor o assunto.

Tenha certeza que sua fala tem começo, meio e fim

Toda fala, seja ela uma palestra para um grande auditório, uma reunião de negócios ou uma simples conversa cotidiana, precisa ter começo, meio e fim. No começo, você apresenta ou introduz o assunto que você deseja falar, colocando seu ouvinte dentro do mesmo contexto. No meio, você desenvolve o assunto principal, partindo da introdução que você deu anteriormente. No fim, você pode recapitular tudo que foi discutido e dar uma conclusão.

Desenvolva seu vocabulário

É muito importante desenvolver um vocabulário, ele vai te ajudar a expressar suas ideias e opiniões de forma mais objetiva e eficaz e lhe ajudará em como falar bem. É importante salientar que desenvolver um vocabulário não significa utilizar palavras complicadas, mas sim palavras adequadas para determinadas situações. Afinal, de que adianta usar palavras que ninguém vai entender? Esteja atento ao contexto da conversa e a pessoa a quem você está falando para definir o melhor vocabulário. Quanto maior seu vocabulário, mais fácil será formular suas frases para diferentes tipos de conversa.

A importância de como falar bem: considerações finais

Cada vez mais valorizada, a fala é uma importante característica e pode ser decisiva em sua vida pessoal ou profissional. Pessoas eloquentes comumente são levadas mais a sério que pessoas tímidas ou que não gostam de falar em público. Desenvolver os pontos aqui citados com certeza lhe ajudará aprender a como falar bem.

  • Seja natural: Procure trabalhar nos pontos citados, mas de forma natural. Não tente copiar a maneira de alguém falar, por exemplo.
  • Saiba ouvir: Durante a conversa, preste atenção nos argumentos e opiniões da outra pessoa e tente se colocar no lugar dela. Isso lhe ajudará a dar respostas mais adequadas e convincentes.
  • Leia bastante: Leia muito! A leitura vai ajudar a desenvolver seu vocabulário e estruturar melhor suas frases. Ela é uma das principais fontes de aprendizado.

Como pedir e degustar vinho no restaurante

5

O vinho é, com frequência, visto como uma bebida sofisticada tanto por causa do preço como pelo complexo modo de pedir e degustar vinho no restaurante.

Pedir um vinho em um restaurante pode ser algo desconfortável, especialmente para pessoas que não possuem conhecimento suficiente ou mesmo pelo medo. Ocasiões de encontros ou mesmo reuniões de trabalho podem gerar ainda mais ansiedade no momento de pedir vinho.

É claro que se você conhece e aprecia a arte dos vinhos, o problema é nulo. Mas se esse não for o seu caso, saiba como lidar ao encarar o catálogo de rótulos disponíveis na adega do restaurante e evite “micos”.

Pobres mortais e o cardápio interminável de rótulos

Um cardápio de rótulos pode trazer muita confusão para quem não tem conhecimento sobre o mundo dos vinhos e pode dificultar pedir e degustar vinho no restaurante.

Um mito muito difundido é que para um vinho ser bom ele deve ser caro. Errado. A qualidade do vinho não tem relação alguma com o preço – isso vai da procedência da bebida, tipo e ano da safra utilizada para fabricar o vinho, armazenamento e o próprio engarrafamento.

Se existe a vontade de solicitar um vinho no restaurante entenda o correto modo de pedir e degustar vinho no restaurante sem precisar sorrir amarelo e pedir ajuda ao sommelier.

Como pedir vinho no restaurante?

Quando você chegar no restaurante, o sommelier ou garçom irá oferecer uma carta de vinhos. Caso isso não aconteça, solicite a ele de forma educada.

Você pode analisar atentamente a carta de vinhos – se precisar, peça outras informações ao sommelier (é o trabalho dele, afinal das contas), tais como os produtores e safras dos vinhos que lhe interessou.

Caso o medo seja grande, o sommelier pode orientá-lo sobre um vinho que atenda ao seu gosto (e claro ao seu lado financeiro), assim como com o cardápio e gosto dos demais presentes (se houver).

A garrafa solicitada será mostrada pelo garçom, que deverá abri-la somente após o seu consentimento – e notar se a safra e o vinho estão certos.

A partir disso, chegará a hora em que você precisará degustar o vinho antes de ser aceito!

Como degustar vinho no restaurante?

Nesse momento, você observará o sommelier abrir a garrafa e provar um gole mínimo para verificar se a bebida não está estragada. Logo, você precisará provar o vinho antes de permitir que ele seja o escolhido para a refeição.

Antes do pequeno gole que você deverá tomar para checar a qualidade do vinho (se ele não está com defeitos), há ainda outro detalhe importante: a rolha. A rolha comprova se a garrafa foi guardada de maneira correta (na horizontal) ao estar úmida. Você pode cheirá-la para garantir que a pedida está em perfeitas condições!

Deixe o sommelier colocar um pouco de vinho em sua taça para que você prove. Siga as dicas abaixo e mostrar que você sabe o que está fazendo:

  1. Aproxime a taça do nariz e cheire a bebida – isso fará com que você sinta os aromas inicias do vinho,
  2. Em seguida, rode a taça com delicadeza e cheire novamente – o movimento fará com que o vinho libere odores secundários,
  3. Incline a taça (em torno de 45 graus) contra a luz do restaurante e verifique a cor e o corpo do vinho,
  4. Agora você pode prova-lo.

Se você aprovar, diga ao sommelier para servir as outras pessoas. Ele irá começar pelas pessoas mais velhas, passar pelas mulheres e outros homens e deixar você por último. Caso você esteja em um encontro, ele servirá primeiro a mulher também.

O modo de pedir e degustar vinho no restaurante não precisa ser uma situação assustadora. Aproveite o momento sem mais preocupações – você fez uma boa escolha e pode ficar orgulhoso disso!

Como dar e receber presentes

7

Se há algo que todas (ou quase todas) as pessoas gostam é receber presentes. Grande maioria também se sente bem em oferecer presentes a outras pessoas. E não há necessidade de data especial para presentear alguém. Datas comemorativas, contudo, são as épocas com mais procura por presentes. E junto com a busca constante por eles, há certas Etiqueta sobre como dar e receber presentes.

Obrigatoriedade em dar presentes?

Não há obrigatoriedade alguma em dar presentes, muito menos necessidade de se justificar – afinal, problemas financeiros podem acometer as pessoas de tempos em tempos.

Porém, o que você não pode deixar de fazer é deixar a data passar em branco. Em épocas de Natal ou Páscoa, por exemplo, que tal apostar em cartões ou mesmo um e-mail personalizado para desejar “Boas Festas” ou “Feliz Natal/Páscoa”?

Tanto quem enviou como quem recebeu se sentirá satisfeito pela lembrança.

Uma dúvida comum é: há necessidade de presentear todos que lhe darão presente? A resposta é não, mas não se esqueça do agradecimento.

Dúvidas sobre como dar e receber presentes são muito mais comuns do que você imagina. Vamos entrar em detalhes:

Como dar um presente?

Presentear uma pessoa faz parte das regras de etiqueta de uma pessoa – especialmente pela existência de datas especiais, retribuir uma gentiliza ou mesmo para agradar alguém.

Isso se torna uma atitude elegante e educada. Mas como presentear envolve uma situação social, algumas regras de etiqueta são necessárias:

Evite a gafe de dar um presente sem embalagem ou etiqueta. Sem isso, a pessoa não poderá realizar uma troca futura (caso for necessário),

Outro ponto importante é evitar presentes muito pessoais, mesmo com pessoas mais íntimas a você. A probabilidade de erro pode ser maior, principalmente sobre a personalidade da pessoa, tamanhos e caimentos – por isso, pense muito antes de comprar alguma coisa!

Um presente deve ser dado com sinceridade, assim como generosidade – dê algum presente que valorize a pessoa que está recebendo,

Entregue o presente de forma educada – não precisa falar sobre o presente em si,

Deixe sempre um cartão (e escreva algo à mão) junto ao presente,

Se escolher um presente é muito complicado, opte por um Gift Card (cartão de presente, chamado também de vale-presente). Entretanto: não o entregue solto – coloque-o em uma caixa ou mesmo dentro de um lindo envelope.

Lembre-se que grau de intimidade, circunstâncias, ocasião, idade e outros fatores influenciam diretamente no modo como você dá um presente.

Como receber um presente?

Receber um presente também é visto como uma arte, afinal você não pode simplesmente pegar o presente, agradecer de qualquer jeito e virar as costas.

Algumas dicas de boas maneiras, e para evitar constrangimentos nesse momento, são:

Agradecer o presente, abrindo-o (se for do seu feitio) com delicadeza,

Evite dizer “não precisava” – isso é totalmente desnecessário, e pode ser visto, frequentemente, como sarcasmo,

Nunca (nunca mesmo, por favor) peça o valor do presente a quem está lhe dando!

Não é necessário, e muito menos indicado, exibir o presente aos outros – pode ser visto como um ato de indelicadeza (especialmente se alguém não tenha levado presente),

Você recebeu um presente e ficou surpreso e envergonhado por não ter dado nada em troca? Convide a pessoa para um café ou almoço/jantar ou até mesmo compre um presente para retribuir o que foi dado,

Nunca demonstre que você não gostou do presente – isso é falta de educação!

As dicas de como dar e receber presentes podem ser adotadas em qualquer ocasião que envolva esses atos. Ter boas maneiras é imprescindível para ter boas relações com outras pessoas.

Etiqueta no restaurante japonês

1

A cultura japonesa é uma das mais conceituadas, populares e admiradas no mundo todo, e não é para menos: é fascinante, detalhista e influenciadora. Dessa forma, a cozinha japonesa preza pela harmonia dos elementos que compõem um prato e garante sensibilidade nos detalhes.

Mesmo com uma culinária mais moderna, a etiqueta no restaurante japonês ainda perdura – mesmo que em idas informais alguns erros possam ser ignorados. Contudo, um bom aprendizado vai evitar que você cometa deslizes – que no Japão seriam considerados imperdoáveis!

Etiqueta no restaurante japonês: dicas e regras importantes!

A culinária japonesa tem seus admirados: se você faz parte desse grupo saiba que você pode evitar certos constrangimentos dentro de um restaurante japonês – é claro que algumas regras são flexíveis, graças a nossa sociedade e a forma que a culinária do Japão se adaptou aqui em território brasileiro.

Você, como brasileiro, deve entender que é importante conhecer as regras de etiqueta no restaurante japonês! Vamos conhecer algumas regras agora:

Toalha (oshibori): assim que você chega ao restaurante, o garçom lhe dará uma toalha para limpar as mãos. A regra é que você a coloque sobre a mesa novamente, sem dobrá-la.
No Japão, o costume é limpar a testa, assim como o pescoço e rosto com ela.

Manipulando o hashi: se você consegue comer com os palitos, sorte sua! Se você não consegue, não se preocupe: não será considerado falta de educação se solicitar por talheres.
Dentro da manipulação do hashi, é fundamental que você:

Evite apontar o hashi para outras pessoas,
Evite gesticular com ele em mãos,
Essas duas primeiras dicas possuem o mesmo motivo: falta de educação. E nem pense em chupar a ponta do hashi também! É grosseiro.

Coloque o hashi em uma superfície (não na mesa – para evitar contaminação) para conversar,
Não crave o hashi em nenhum alimento – isso é muito errado!
Para o budismo, cravar o hashi, por exemplo no arroz, significa que você está oferecendo-o para os mortos. Essa atitude, portanto, só é permitida em templos budistas e xintoístas (são as duas religiões mais proeminentes no Japão) durante orações!

Ao beber saquê: sempre segure o recipiente onde está o saquê com as duas mãos (apoie com a mão esquerda e segure com a mão direita). Se a bebida vier com um pires, não precisa levantá-lo junto.
Outra regra importante é nunca se inclinar à mesa para bebê-lo.

Shoyu: utilizado somente com peixe cru! Coloque uma quantidade pequena de molho para temperar o peixe – não é necessário encher o prato (chamado de nozoki).
Nos alimentos enrolados com algas e arroz, molhe o alimento suavemente em um dos lados apenas!

Barulhos ao comer: em pratos como macarrão ou sopas, é normal (e faz parte da etiqueta no restaurante japonês) que se produza barulhos. Por isso, não se preocupe. Entretanto: arrotar é visto como uma tremenda falta de educação!
Reuniões formais ou informais em um restaurante japonês ditam por bons hábitos e regras. Se você não estiver totalmente confiante e preparado, respire fundo e observe os demais visitantes no local.

Ninguém nasce sabendo todas as etiquetas da culinária japonesa, mas aprender é um ato facultativo (obrigatório em certas situações, vamos concordar) e até mesmo educativo, afinal estamos lidando com uma cultura encantadora e muito diferente da nossa.

Regras na visita ao recém-nascido

3

A maternidade é um momento único e esperado por grande parte das mulheres. Para algumas delas, ser mãe é a última etapa para alcançar a verdadeira felicidade.

Esperar por nove meses para ver o rosto do bebê pode causar ansiedade para as futuras mamães, especialmente pelo desejo de aproximação e adaptação urgente que todas sentem ao vê-lo de perto pela primeira vez.

Assim como os próprios pais, o restante da família e amigos podem planejar visitações para conhecer o mais novo membro da família – e por isso, não se organizam e não impõe regras na visita ao recém-nascido!

Para tanto, é essencial que os pais criem regras para as visitas – afinal, um recém-nascido não é um objeto decorativo ou atração turística. Exige cuidados e todos os visitantes devem estar atentos a algumas dicas e regras!

Bom senso e sensibilidade na visita ao recém-nascido

Tanto o bebê como os pais necessitam de um tempo para criar um grau de intimidade com o neném, principalmente antes das visitas de amigos e demais familiares.

Normalmente, contudo, a primeira visita ao recém-nascido pode ocorrer ainda na maternidade – algumas mães até preferem, graças à praticidade de ter enfermeiras disponíveis para dar suporte aos cuidados e necessidades do bebê!

Além disso, limpar e organizar a casa pode ser exaustivo para os recentes pais.

É claro que alguns pais acham que conhecer o bebê nesse momento é muito cedo e preferem um momento mais íntimo no conforto do lar. Por isso, se você já está ansiando em visitar um recém-nascido de alguém conhecido ou da família, pergunte. Respeitar a decisão dos pais é inteligente e educado.

Algumas famílias já pedem para que as visitas aconteçam após umas duas ou três semanas. Nesse tempo, ligue para a família antes de aparecer sem avisar!

Essa é somente uma das regras na visita ao recém-nascido!

Regras de etiqueta na visita ao recém-nascido

Algumas regras na visita ao recém-nascido podem (e devem) ser conhecidas e adotadas por familiares, amigos e parentes distantes.

Um exemplo é em relação ao tempo de permanência do visitante: saiba que os pais precisam de descanso – cuidar do bebê exige tempo, dedicação e esforço. Por isso, uma dica é ficar no máximo 20 minutos!

Lembre-se destas outras regras na visita ao recém-nascido que você terá pela frente e evite qualquer inconveniente ou situação constrangedora com os pais:

  • Tenha os cuidados básicos de higiene: o bebê ainda não possui um sistema imunológico fortalecido para combater qualquer contaminação por vírus e bactérias. Se quiser pegá-lo no colo, lave as mãos e os braços. Evite beijá-lo.
  • Não aperte o bebê: isso pode incomodá-lo e machuca-lo.
  • Cuidado ao fotografar o bebê: se você quiser guardar de recordação uma foto, evite usar o flash. Se a luz já é desconfortável para olhos adultos, imagine para um recém-nascido!
  • Não fume (isso vale também horas antes da visita): o material tóxico do cigarro pode fazer com que o recém-nascido tenha maior probabilidade de contrair uma pneumonia, por exemplo, entre outras complicações de saúde.
  • De preferência, evite passar perfume: o olfato do recém-nascido é sensível demais. O cheiro forte pode causar alergias, por exemplo.
  • Desligue o celular durante a visita (ou, pelo menos, coloque-o no silencioso): o barulho dos celulares pode ser estressante ao recém-nascido.
  • Você está doente? Nem pense em visitar o recém-nascido! Essa é uma regra inquebrável. Qualquer doença infecciosa e contagiosa pode passar para o bebê e até mesmo para a mãe, já que seu próprio sistema de defesa está frágil.

Última, mas não menos importante, é a regra do “se o bebê está dormindo, deixe-o dormir”! Nem ao menos pense em pedir aos pais que o acordem. O momento em que ele está dormindo é uma oportunidade para os pais descansarem e cuidarem de si mesmos.

Mesmo com todas as regras na visita ao recém-nascido, saiba que você não pode ficar chateado com as exigências dos pais. Eles precisam comunicar e manter em mente a necessidade do filho em primeiro lugar, assim como todos os cuidados com a saúde e bem-estar da mãe.

Penteados de cabelo

0
Penteados de cabelo

O cuidado com roupas, sapatos, perfumes e maquiagem é muito importante, mas se existe todo este critério no momento de escolher tais detalhes, não existe motivo para não ser cuidadosa no momento de definir os penteados certos para cada ocasião. A atenção com todos os elementos é muito importante para que você possa circular por diversos ambientes com confiança e a certeza de que as pessoas a sua volta sabem que existe cuidado com sua aparência, e que isto se reflete em todas as áreas da sua vida. Este artigo explicará quais os melhores penteados de cabelo para cada ocasião e como criá-los.

Penteados de cabelo curto

Cabelos curtos são super práticos e fáceis de arrumar, mas é comum que o comprimento deles faça com que os penteados sejam sempre iguais em todas as ocasiões. Fuja da rotina com a ajuda de algumas técnicas, acessórios e produtos.

Para o trabalho

Aproveite que o seu corte de cabelo está curto e deixe que a praticidade do penteado economize tempo pela manhã. Prefira lavar as madeixas antes de ir trabalhar, seque-as com uma toalha e evite esfregar os fios para não causar frizz. Use o secador com a cabeça virada para baixo, secando da nuca para cima, assim o cabelo terá mais forma e caimento. Use um Serum para evitar que o cabelo fique arrepiado ao longo do dia, o produto também servirá como um ótimo tratamento para fios ressecados.

Para festa e casamentos

Este é o momento em que é possível ser bastante criativa com os cabelos, principalmente por que penteados em madeixas curtas raramente vão ficar exagerados, por isso não tenha medo de ousar. Prefira usar produtos leves para modelar o penteado, esqueça o gel e escolha o mousse. Aproveite para destacar as luzes que você possivelmente usa no cabelo deixando as pontas mais espetadas, com um ar moderno e definido.

Para encontros com amigos

Use acessórios como faixas e presilhas para dar mais destaque ao corte de cabelo curto. Flores e bandanas estão bastante em voga e podem ficar muito bem em situações descontraídas. Mas fique atenta para que os acessórios não fiquem pesados, lembre-se que neste caso o ideal é usar brincos, anéis e colares bem discretos, ou não usá-los.

Penteados de cabelo longo

Os cabelos longos, apesar de não serem muito práticos, permitem que você tenha mais liberdade para montar um visual diferente para cada ocasião. Mas é muito importante ter em mente que manter os cabelos bem cuidados e hidratados vai facilitar muito a sua vida no momento de fazer penteados.

Para o trabalho

O ideal para um dia de trabalho é manter os cabelos presos, por uma questão de praticidade, e também para diminuir a possibilidade de ter problemas com o volume e o frizz que não poderão ser concertados ao longo do dia. Um estilo muito bonito e moderno para um dia de trabalho é o rabo de cavalo baixo, rente a nuca. Você pode e deve esconder o prendedor de cabelo utilizando uma mecha em volta dele.

Para festa e casamentos

É possível se divertir bastante no momento de criar penteados para festas e casamentos. Porém, é muito importante saber que mesmo em festas é essencial manter um certo nível de discrição. O ideal é seguir uma linha mais natural, com cachos soltos e naturais. Prefira usar um babyliss bastante grosso, para que os cachos fiquem grandes e pareçam mais naturais. Não tenha medo de usar um pouco de mousse para mantê-los no lugar e soltá-los passando os dedos entre eles, para assim atingir um visual bem natural.

Para encontros com amigos

Prefira penteados descontraídos e bem despojados para dar ao seu visual uma aparência mais leve e divertida. Esqueça o penteado superliso e divirta-se criando coques soltos, ou moldando cachos com a ajuda de um bom produto de beleza.

Um bom penteado, pode ser o acessório ideal que vai dar a sua produção mais charme, ou seriedade. Lembre-se de que o cabelo deve combinar como resto da produção e tente harmonizar todos os elementos com cuidado.

Melhores perfumes

1
Melhores perfumes

Assim como as roupas, acessórios e outros detalhes, o perfume é uma parte muito importante no momento de se arrumar para ocasiões importantes. É comum que as pessoas tenham produtos favoritos e usem o mesmo perfume em todos os momentos, porém o ideal é ter um perfume diferente para cada momento, assim como são diferentes os sapatos, roupas e acessórios. Este artigo passará algumas dicas de como usar os melhores perfumes e o tipo de aroma ideal para cada ocasião.

Melhores perfumes para homens

Os perfumes, além de um acessório interessante, também agem de forma muito variada no humor e na disposição. Esse é o motivo pelo qual muitas pessoas optam pela aromaterapia como forma de tratamento para as mais diversas doenças. É possível praticar estes conceitos da aromaterapia utilizando os perfumes certos todos os dias e em diferentes momentos.

Para o trabalho

Busque usar fragrâncias que tenham acordes cítricos e de ozônio. Estes dois elementos têm uma grande capacidade energizante e são ótimos para começar o dia com mais disposição. Lembre-se que o ambiente de trabalho exige mais discrição, tanto nas roupas e acessórios, como no perfume. Evite usar um desodorante com um aroma forte e depois passar colônia. Escolha entre usar um desodorante sem cheiro e um perfume, ou apenas o desodorante com aroma, nunca use os dois de forma conjunta para evitar que o excesso de fragrâncias fique incomodo para os outros e passe a impressão de alguém que se perfumou em excesso.

Para um encontro com os amigos

O melhor perfume para o encontro com amigos é o tipo fresco, dê preferência para uma fragrância com fundo atalcado, que são ideais para climas mais despojados e tranquilos. Para estas ocasiões prefira usar o produto marcado como eau de toilette, essa modalidade é mais suave, indicada para quem vai passar apenas algumas horas no compromisso. Por ser mais leve a colônia de estilo eau de toilette dura menos tempo no corpo, por isso é ideal para um almoço, ou compromisso que não vá durar mais que três horas.

Encontro romântico

Para encontros românticos os melhores perfumes são aqueles com fundo amadeirado, como cedro e tons de castanha. Este tipo de perfume é bastante sensual e masculino. A regra de não usar desodorante com cheiro junto com o perfume vale para esta ocasião também, passe apenas a quantidade necessária para que seu par sinta o perfume quando estiver próxima de você. Também prefira usar um pós-barba sem cheiro. O ideal é comprar uma fragrância que seja eau de parfum, que tem uma fórmula mais pungente e portanto vai durar mais tempo do que a modalidade eau de toilette.

Melhores perfumes para mulheres

Muitas mulheres têm da tendência de usar grandes quantidade de perfume, e sempre da mesma marca. Variar é muito importante e vai impactar na forma como você será percebida pelas pessoas em vários ambientes. Confira as dicas dos melhores perfumes para cada ocasião.

Para o trabalho

Escolha fragrâncias mais discretas e evite passar grandes muito perfume. O ideal é aplicar uma pequena quantidade apenas nos pulsos e atrás dos joelhos. Escolha um bom produto que seja eau de parfum, pois durará o dia todo. Prefira os toque florais, de preferência com combinação de óleos essenciais. Mas fique atenta para que a fragrância não seja excessivamente doce, elas não combinam muito com um ambiente de trabalho e podem facilmente enjoar as outras pessoas, principalmente em lugares fechados. Dê preferência para os aromas leves de frutas cítricas, como a lima.

Para um encontro com os amigos

Você pode mudar um pouco de rotina utilizando um perfume mais inusitado em ocasiões despojadas. Prefira o tipo eau de toilette, para evitar que o cheiro fique enjoativo, mas sinta-se livre para testar tipos de perfume com toques mais exóticos, como flores orientais e frutas como a maçã. Não tenha medo de inovar, fragrâncias masculinas com toques de madeira e flores ficam muito sensuais e modernas quando usadas também por mulheres. Caso queira optar por algo mais discreto, existem versões de perfume unissex bastante modernas e despojadas.

Para um encontro romântico

A regra de não utilizar muito produto vale para esta ocasião também. O ideal é que seu parceiro sinta seu perfume apenas quando se aproximar o suficiente de você. Aplique a fragrância atrás das orelhas, na nuca e entre os seios. A recomendação é usar um tipo de colônia de fundo adocicado. Sempre prefira usar eau de parfum para festas e encontros que podem durar muito tempo.

Escolher o perfume certo e utilizá-lo com parcimônia é uma forma de aumentar a autoconfiança, elevar os sentidos, além de mostrar respeito aos demais. Aproveite essas dicas para não errar.

Dicas de maquiagem

2
Dicas de maquiagem

Parte importante da apresentação de uma mulher, dentro dos diversos ambientes que ela frequenta, é a maquiagem. É essencial ter em mente esse é um acessório que pode fazer a diferença entre uma produção elegante e um visual pesado, fora de contexto.

Lembre-se que não importa o quanto sua roupa esteja de acordo com a ocasião, se a maquiagem não combinar com o evento, você vai passar uma impressão ruim. Isso acontece, pois o rosto é a primeira parte do corpo para qual as pessoas olham, e a primeira impressão é a que fica. Separamos algumas dicas de maquiagem para você não errar e manter sempre a elegância.

Dicas de maquiagem para a noite

Mesmo que você tenha diversos compromissos noturnos, é importante entender que a maquiagem para cada um deles deve ser diferente de a acordo com a ocasião. Confira as melhores cores, técnicas e produtos para usar.

Jantar de negócios

Em um jantar de negócios é muito importante que sua maquiagem não chame mais a atenção que o que você está falando. Então aposte em tons neutros e nude, como o bege, o cinza e o tom rosa claro. Como o evento é noturno, é sempre bom optar por um elemento com cor mais forte para destacar um pouco o visual. A dica de maquiagem é cobrir toda a pálpebra com uma sombra clara, como o rosa ou o bege, e escolher o lilás ou marrom escuro para esfumar o canto dos olhos e dar destaque a eles.

Casamentos e festas

Lembre-se de atentar para o quão escuro será o ambiente em que você estará. Quanto menos luz, mais liberdade para usar cores fortes, como o preto.A dica de maquiagem para casamentos é não se destacar mais do que a noiva, então não exagere no dourado, rosa e roxo, cores comuns na maquiagem de quem está se casando. Prefira uma mistura de cores neutras com um elemento colorido. Use uma sombra branca ou bege clara para iluminar toda a pálpebra, depois, marque bem o côncavo dos olhos com uma sombra marrom escura, ou preta. Dê mais destaque ao visual com um rimel de boa qualidade, ou mesmo cílios postiços.

Dicas de maquiagem para o dia

As produções para o dia devem seguir uma regra básica que vale literalmente para qualquer ocasião diurna, menos é mais. Evite sempre passar grandes quantidades de base, corretivo, delineador, sombras e batom. Comece sua rotina lavando e hidratando bem o rosto e nunca saia de casa sem protetor solar, não importa se o dia está nublado, ou se você vai passar o tempo todo no escritório. O ritual de limpeza, hidratação e proteção é essencial para manter a sua pele livre de manchas, espinhas e rugas. Confira algumas dicas de maquiagem para acertar em todas as ocasiões.

Almoço de negócios

A dica de maquiagem, neste caso, é manter o visual leve e fresco, o ideal é ter um cuidado especial com a pele para que existam apenas pequenas imperfeições a serem disfarçadas. A orientação é usar apenas um primer para disfarçar o tamanho dos poros e uniformizar a pele, depois, um corretivo no tom exato da sua pele para apagar olheiras e manchas mais persistentes. Um delineador marrom é mais indicado, pois não deixa o olhar tão marcado quanto o preto, mas lembre-se, a linha deve ser fina e delicada para o visual não ficar pesado.

Casamentos e festas

Estes eventos são geralmente ao ar livre, então é preciso ter cuidado redobrado no momento de usar base e corretivo. Escolha o produto que for exatamente no tom da sua pele, pois na luz natural, se a cores forem diferentes, a maquiagem vai parecer pesada e vai ficar obvio que você está usando o tom errado. Prefira produtos com fórmula leve e a prova d’água para evitar que o suor e o calor estraguem sua produção. Cores como verde-claro para os olhos e salmão para a boca funcionam bem nestes momentos.

A maquiagem pode ser um acessório muito interessante para aumentar a confiança e garantir que você fique confortável nos mais diversos ambientes. Porém, é importante lembrar que a adequação também passa pela quantidade de produto que se usa, as cores e a forma como ele é aplicado. Siga estas dicas de maquiagem e você verá como será mais simples se adequar a cada ocasião.

Como se vestir bem

4
Como se vestir bem

Uma das regras mais importantes da etiqueta é estar vestido e se comportar da forma correta de acordo com cada ocasião. O terno e o tailleur podem ser ideais para um dia de trabalho, mas não combinam com um almoço descontraído entre amigos, e passa a impressão de que você não se preparou para a ocasião como deveria. Descubra como se vestir bem nas mais diversas situações e não erre no momento de ir a um compromisso.

Dicas de como se vestir bem, para homens

Reunião de negócios

Como se vestir bem em uma reunião de negócios? Estas ocasiões são muito importantes e é preciso ter atenção redobrada. Para momentos como esses, é sempre bom optar por um terno bem cortado e um estilo clássico. O azul-marinho, um tom mais fechado, funciona bem com camisas brancas e gravatas em tons claros, como o lilás e o rosa. Tenha sempre em mente que a vestimenta deve estar de acordo com o local onde você vai fazer a reunião. O estilo clássico, sempre funciona, mas também é possível deixar a gravata de lado e usar um blazer mais despojado se seus clientes forem um start up de tecnologia, por exemplo.

Trabalho

Vestir-se bem no ambiente de trabalho é essencial para manter a autoconfiança e garantir a atenção dos colegas. Cada empresa tem um dress code diferente, portanto é importante estar atento. Se a regra for o uso de terno e gravata, lembre-se que o corte das roupas deve ser bem feito.

Evite ternos muito grandes, calças largas e camisas soltas. Escolha modelos bem ajustados ao seu corpo, sem estarem apertados. A dica é provar o terno e a camisa atentando para alguns detalhes.

É fácil movimentar os braços e ombros vestindo a camisa ou o terno?
A manga da camisa e do terno terminam exatamente no pulso?
A barra da calça está ajustada no tornozelo?

Almoço com os amigos

Mesmo em ocasiões que não exigem tanta formalidade, vestir-se bem é importante. O cuidado com a roupa demonstra também um apreço por si e respeito pelos outros. Escolha mocassins elegantes e tenha em mente que os tênis são calçados feitos apenas para a prática de exercícios, e não para ocasiões sociais. Escolha tons pastéis para criar um contraste elegante. Por exemplo, uma polo em azul-marinho, fica muito bonita com um shorts ou uma calça cáqui.

Dicas de como se vestir bem, para mulheres

Reunião de negócios

Em uma reunião de negócios, é importante atentar para os detalhes e ter discrição. Opte por blazers em tons escuros e não tenha medo de usar uma blusa de alças finas por baixo, com decote reto e pequeno, para dar mais leveza ao visual. Saias lápis são bastante profissionais e devem combinar com a cor do blazer, mas contrastar com a cor da blusa. Lembre-se que este modelo de saia não deve ser apertado demais, ou muito largo. A medida certa é aquela que não aperta sua cintura, está ajustada nas coxas e deixa os joelhos a mostra. Não exagere nos acessórios, prefira brincos e pulseiras discretos. Os sapatos devem ser de salto, para que a silhueta não fique atarracada por conta da saia, mas escolha modelos monocromáticos, e de altura média.

Trabalho

Blazer bem cortados, camisas, saias e calças sociais são ideais para um guarda-roupa de trabalho. Evite exageros, como roupas muito apertadas, decotes e acessórios muito grandes e chamativos. O uso de transparência está na moda e não é preciso evitá-las no ambiente de trabalho, mas use com parcimônia, sempre com uma blusinha branca por baixo, jamais deixe o sutiã a mostra.

Almoço com os amigos

Sinta-se à vontade para usar modelos de jeans skinny, de lavagem escura. Uma blusinha de tecido leve, como o cetim e a seda também vão ajudar a dar leveza e descontração ao visual. Sapatilhas delicadas e sapatos com salto pequeno vão te deixar mais confortável e elegante ao contrastarem com o modelo do jeans. Nestas ocasiões os acessórios modem dar mais charme se forem maiores e combinarem com os tons mais básicos das roupas.

Vestir-se bem é uma forma de aumentar a autoconfiança e valorizar as pessoas e o ambiente onde você circula. Lembre-se de que esta é uma forma de apresentação que impactará diretamente na forma como os outros de enxergam e reagem a sua presença.

Planejamento pessoal

1
Planejamento pessoal

Todos nós queremos alcançar o sucesso, tanto na vida pessoal quanto profissional. Algumas pessoas simplesmente contam com a sorte, outras planejam cada passo e seguem um ritmo de conquistas que as levam exatamente aonde desejam chegar. Planejar é preciso. Ter em mente o que quer e como enfrentar cada desafio que surgir no caminho é a maneira mais eficaz de alcançar aquilo que significa sucesso para você.

Traçar um planejamento pode parecer trabalhoso, pode significar enxergar além e contar com resultados a médio e longo prazo. Mas, sem planejamento, contando apenas com a sorte ou o destino, este mesmo tempo irá passar e não há garantia alguma de que seus planos se concretizarão.

Por que fazer um planejamento pessoal

Planejar o caminho para o sucesso exige autoconhecimento e disciplina, mas a gratificação que se obtém a cada nova conquista não tem preço. Este sentimento de ter conseguido algo que se almeja muito, cria uma atmosfera de otimismo e confiança, com a sensação de que se é capaz de realizar qualquer sonho. A partir do planejamento para o sucesso pessoal e profissional, você deixa de contar com a sorte ou o destino e traça seu próprio caminho, focado na conquista dos seus ideais.

Como usar o coaching para alcançar o sucesso

Derivado do inglês americano, o termo Coaching, em suma, significa obter preparação, treino e motivação, seguindo processos pré-definidos que tem como objetivo o sucesso pessoal e profissional. A metodologia do coaching revela técnicas desenvolvidas por profissionais gabaritados, cujo foco principal é o planejamento para desenvolver ações que levem à conquista do sucesso. Cada meta pode ser adaptada de acordo com os desejos e necessidades de cada um, considerando o seu nível de satisfação com o estagio atual onde se encontra.

Passo a passo para planejar o sucesso

Se você já percebeu a importância do planejamento para a conquista de uma vida plena, mas não sabe por onde começar a traçar seus métodos, conheça um passo a passo simplificado, de acordo com as principais regras do coaching:

Defina seu foco: saiba exatamente o que quer

Todos nós já ouvimos a frase “quem não sabe o que quer, não chega a lugar algum”. Isto acontece porque sem traçar metas, ficamos entregues ao ‘sabor dos ventos’ e os acontecimentos do dia a dia vão moldando nosso futuro, como se não tivéssemos poder sobre nossa própria vida.Tentar muitas coisas ao mesmo tempo, ou seja, ter vários focos para o sucesso imediato, também costuma diminuir as chances de realização. Para lidar com isso, estipule o seu foco principal e crie um ‘filtro’ para barrar tudo o que não tiver relação com ele.

Saiba qual é o seu nível atual de satisfação

Antes de começar a planejar o sucesso, analise qual é a sua situação atual e o seu grau de satisfação com a vida pessoal e profissional. Defina claramente onde está, o que faz hoje, e enfim: quem é você neste momento.

Defina claramente quais resultados quer alcançar

Após definir o foco e saber exatamente qual o seu nível de satisfação atual, descreva detalhadamente quais são os resultados que deseja alcançar. Pense em perguntas e respostas objetivas e claras, como por exemplo: O que você quer ser no futuro? O que deseja ter? Onde quer estar? Descreva suas metas, prezando pelos objetivos alcançáveis. Também estipule prazos concretos para atingir suas metas, pois isto faz com que você mantenha o foco e nem pense em desanimar ou deixar seu sucesso pra depois.

Analise perdas e ganhos

Faça uma analise do que você vai ganhar se atingir seus objetivos e o que poderá perder se não conseguir atingi-los. Também é valido considerar o contrário, ou seja, o que ganha se não conseguir e o que perde se conseguir cumprir cada meta. Considere também os prazos e o que já tem programado para acontecer ao mesmo tempo, num futuro próximo, que possa vir a interferir nas metas.

Alinhe metas e propósitos de vida

Depois de estipular as metas para o ser sucesso pessoal e profissional, analise o quanto elas tem a ver com o seu propósito de vida. Estude profundamente se aquilo que pretende alcançar é relacionado ao seu jeito de ser, se tem relação com aquilo que considera ser sua missão de vida. Este tipo de analise faz com que planejemos nosso sucesso de forma personalizada, já que cada um tem sua própria história e seus próprios ideais. Isto evita que sigamos um planejamento igual ao de outras pessoas, portanto com mais chances de ser abandonado no caminho, justamente por não nos trazer gratificação pessoal.

Defina sua rota e comece a agir

Feitas as analises, trace seu caminho, estipulando qual a rota mais curta em primeiro lugar e, assim, defina qual será o seu primeiro passo rumo ao sucesso. Na definição do primeiro passo, planeje exatamente o que vai fazer e como vai fazer para colocar seus objetivos em pratica. Um método bastante eficaz é organizar uma agenda de tarefas, com detalhamento de ações e prazos concretos.

Fuja da zona de conforto

Quando se chega nesta etapa, é comum que alguns abandonem o planejamento, caindo na tentação de retornar para a zona de conforto. Se isto acontecer, realinhe seus pensamentos na direção do quanto é importante para o seu sucesso que você atinja seus objetivos. Se for preciso, analise profundamente quais são seus valores, o que lhe motiva, quais são seus maiores sonhos e o que faria para realiza-los. Coloque seus sonhos no papel, planeje a concretização daquilo que lhe faria feliz se existisse hoje na sua vida.

Quais são seus recursos?

Chegando nesta fase do planejamento, relacione quais são seus recursos materiais e pessoais para a realização de suas metas rumo ao sucesso. Sabemos que para atingir cada resultado, são necessárias competências especificas e meios para manter a rota. Defina quais são:

  • Suas forças internas: suas capacidades intrínsecas, sua personalidade, experiência pessoal ou profissional ou, seja, aquilo que tem de melhor e que poderá ajudar no projeto;
  • Suas fraquezas internas: quais são seus principais obstáculos para manter a rota rumo ao sucesso;
  • Oportunidades externas: saiba exatamente quais são e onde estão as oportunidades a serem aproveitadas para que você atinja seus objetivos;
  • Ameaças externas: conheça e previna-se contra as ameaças que podem atrapalhar seus planos. Neste quesito, valem ameaças concretas e psicológicas, como conversar sobre seus projetos com pessoas pessimistas.

Continue aperfeiçoando os métodos durante o caminho

A cada resultado obtido, analise os níveis de conquista, para verificar se estão de acordo com o que desejava quando criou o planejamento. Se os resultados não forem satisfatórios, refaça os planos, pense em como melhora-los, com base na experiência que adquiriu durante o processo.

No começo, pode parecer difícil criar um plano para alcançar o sucesso pessoal a profissional, mas nada substitui a experiência que se adquire e a gratificante sensação de se ter controle sobre a própria vida. Comece a planejar seu futuro de sucesso e inicie, hoje mesmo, uma nova rota de realizações.

Etiqueta em outros países

1
Etiqueta em outros países

Viajamos cada vez mais, conhecendo novas culturas e lugares do mundo, além de negociarmos com pessoas de outros países com muito mais facilidade hoje em dia, do que há poucos anos.

Antes de chegarmos a um país pela primeira vez, seja a passeio ou a negócios, convém realizar uma pequena pesquisa para conhecer os hábitos da população do local. Certas condutas que, para nós significam educação e fino trato, em certos lugares podem ser encaradas como uma grande grosseria.

Regras de etiqueta em outros países e suas peculiaridades

As culturas mundiais têm suas peculiaridades em termos de regras de etiqueta e é sempre louvável saber respeitar os costumes locais, evitando situações constrangedoras. Veja, a seguir, dicas de como se comportar em alguns países:

Regras de etiqueta na Inglaterra

Falar alto e gesticular demais são gafes imperdoáveis para os britânicos. Sempre compareça aos compromissos na hora marcada, pois a pontualidade é uma exigência. Quanto aos cumprimentos, apenas um aperto de mãos é o suficiente. Beijos e abraços, somente para os íntimos.

Regras de etiqueta no Japão

Tome cuidado ao descansar os hashis sobre a mesa e nunca posicione-os paralelamente, pois isto significa má sorte, da mesma forma que espeta-los na vertical, já que este gesto faz parte dos cerimoniais fúnebres. Pouse os hashis sobre o ‘hashiok’, que é o descanso adequado para esta finalidade. Ao contrario daqui, quando tomar uma sopa no Japão, faça barulho, pois isto demonstra que está apreciando a refeição. Outro detalhe importante é nunca oferecer gorjetas, pois isto seria uma gafe, um verdadeiro insulto por lá.

Regras de etiqueta na Índia, Oriente Médio e África

A mão esquerda é usada para fazer a higiene das partes intimas, por isso jamais toque a comida ou entregue documentos com ela, pois um gesto destes seria considerado impuro e uma gafe imperdoável. Também não aponte os pés para os outros quando estiver sentado, pois estes também são considerados impuros e este gesto é considerado um insulto.Ao cumprimentar, lembre-se de que homens jamais devem tocar as mulheres, nem mesmo um aperto de mão. Demonstrações publicas de afeto, como casais se beijando nas ruas, não são bem vistas nestes locais.

Não recuse convites para jantar a menos que tenha uma boa desculpa e sempre aceite chás, cafés ou refrigerantes, lembrando que o copo ou a xícara serão reabastecidos sempre que ficarem vazios. Quando não quiser mais beber, entregue o copo de volta agitando-o e inclinando-o duas vezes.

Antes de falar sobre negócios, é de bom tom começar a reunião tratando sobre amenidades como hobbies, família e outros interesses, já que ir direto ao assunto é considerada uma atitude grosseira.

Regras de etiqueta na Tailândia

Quando o prato contiver arroz, esqueça os garfos e use a colher. O garfo deve ser usado apenas para levar os alimentos até a colher. Se tratar-se de uma refeição tradicional, use as mãos para levar o arroz à boca e nunca os palitinhos (hashis).

Regras de etiqueta na China

Neste país oriental, os cumprimentos também são feitos à distância, já que as demonstrações publicas de afeto não fazem parte do cotidiano e nem são bem toleradas. Caso faça uma refeição com peixe, jamais vire-o para comer do outro lado. Isto é uma gafe, pois significa má sorte, como fazer com que o barco do pescador vire em pleno mar.

Regras de etiqueta na Coréia

Ao fazer uma refeição, não comece a comer até que o homem mais velho o faça e também não deixe a mesa até que ele termine. Quando alguém mais velho oferecer uma bebida, segure o copo com as duas mãos e levante-o para recebe-la. Beba devagar, em sinal de respeito.

Regras de etiqueta na Itália

Quem conhece o jeito italiano, sabe que não deve abusar da paciência deste povo. Nos restaurantes, ao pedir a conta, evite fazer muitas perguntas, pois o proprietário pode achar que estará duvidando da sua honestidade.

O queijo parmesão, muito utilizado em nossa culinária, nem sempre é considerado uma boa opção para os pratos típicos da Itália. Se não lhe for oferecido durante uma refeição, não peça. Outra gafe imperdoável por lá, é colocar parmesão na pizza – um verdadeiro sacrilégio.

Antes de viajar, pesquise as regras de etiqueta do país

Como mencionado no inicio do artigo, é de bom tom buscar informações a respeito das peculiaridades de cada país para que a viagem siga seu objetivo, sem que se cause constrangimentos por pura falta de conhecimento a respeito dos costumes de um povo.

O bom comportamento, segundo as regras de etiqueta, é sinal de respeito e consideração, o que gera estadias gratificantes e recordações especiais.

Planejamento financeiro pessoal

4
Planejamento financeiro pessoal

Sem um planejamento financeiro pessoal, é difícil definir metas e principalmente, alcançar objetivos de vida.

Muitos acreditam que, somente se ganhassem determinada quantia por mês, é que teriam a plena capacidade de alcançar seus desejos. Porém, os especialistas garantem que não importa o quanto se tem disponível, mas sim a forma como este dinheiro é administrado.

Ao contrario do que muitas pessoas imaginam, não é preciso fazer grandes sacrifícios, como deixar de comer o que gosta ou de passear com a família, para organizar o orçamento e planejar o futuro.

Como realizar um planejamento financeiro pessoal

Conheça um passo a passo simples de como fazer um planejamento financeiro pessoal e comece a mudar sua visão de futuro.

Trace o mapa de suas receitas e despesas

Tenha profundo conhecimento de quanto ganha por mês e onde seu dinheiro está sendo gasto. Para isto, nada substitui uma boa planilha, feita no computador ou no papel. Quando não acompanhamos o quanto e onde estamos gastando, nunca sobra valor algum no orçamento para ser investido e, pior do que isso: começamos a contar com a sorte para que nenhum imprevisto aconteça, pelo menos até que entre dinheiro novamente. Realizar sonhos, somente se a sorte ajudar também.

Quanto mais temos controle sobre o quanto ganhamos e onde gastamos, mais fácil se torna realizar um bom planejamento financeiro pessoal. Por isto, anote na planilha cada entrada de dinheiro e cada despesa, por menor que seja. Assim, terá um mapa real sobre o seu orçamento.

Antes de comprar, compare preços

Imagine economizar 10% em cada compra que você fizer. Faça os cálculos e descubra o quanto isto significa em termos de dinheiro sobrando no orçamento do mês. Se acreditar que é pouco, faça as contas e veja o quanto conseguiria poupar até o final do ano. Hoje em dia, praticamente não há mais desculpas para deixar de pesquisar o preço de um produto antes de fechar negócio. Vale ficar atento a encartes de lojas e supermercados, anúncios na televisão e, é claro, uma boa pesquisa pela internet.

Compre o que precisa

Cada um tem seu ponto fraco quando o assunto é compra por impulso. Roupas, sapatos, guloseimas, equipamentos eletrônicos, seja o que for, é preciso aprender a controlar o desejo momentâneo de adquirir aquilo que não se precisa de verdade, naquele momento. Organize as compras anotando tudo aquilo que precisa ou deseja ter e comece a planejar quando e como irá realizar o negocio. Se tratarem-se das compras do dia a dia do mercado, por exemplo, faça uma lista antes de sair de casa. Isto ajuda a ficar longe das armadilhas de consumo.

Sempre que puder, pague à vista e peça desconto

A partir do momento em que começa a planejar o orçamento, evitando gastar com o que não precisa, fica mais fácil guardar dinheiro para comprar à vista. As oportunidades de conseguir um bom desconto são maiores quando se tem poder de pechincha, que no caso, é o dinheiro na mão.

Use o cartão de crédito a seu favor

O cartão de crédito pode ser o vilão do orçamento se for usado nas compras sem controle ou por impulso. Porém, se utilizado com cautela e planejamento, pode se tornar um verdadeiro amigo na realização de sonhos. Um dos benefícios do cartão de credito é o programa de milhagem. Com ele, a cada vez que você faz compras, conta pontos para trocar por produtos ou até fazer aquela viagem tão sonhada. Além disso, alguns cartões dão direito a descontos em shows, teatro, cinema e lugar garantido na área VIP de determinados eventos. Com o cartão de crédito, também é possível realizar compras de bens de maior valor a prazo, em varias parcelas sem juros.

Trace suas metas para o futuro

Avalie, em detalhes, onde está e onde deseja chegar a médio e longo prazo. Trace metas, ponha tudo no papel ou no computador e, de tempos em tempos, analise se está seguindo o caminho traçado e, se os objetivos têm sido alcançados. Para ter sucesso com seu planejamento financeiro pessoal, seja realista. Não conte com um aumento de salário que ainda não saiu, por exemplo, ou que determinado investimento vai render um certo percentual, sem que tudo esteja realmente confirmado. Isso evita que se caia nas armadilhas do excesso de otimismo.

Informe-se sobre investimentos

Existe muita informação na mídia a respeito dos investimentos que mais dão retorno, para cada tipo de bolso e prazo de aplicação. A educação financeira é algo que se aprende praticando, planejando e também é a melhor forma de aproveitar boas oportunidades de fazer o dinheiro render, sem correr riscos.

Sem duvida, para algumas pessoas pode parecer complicado fazer um planejamento financeiro pessoal, mas o importante é saber que sempre é tempo de começar uma nova etapa de vida. Conhecendo suas metas e traçando o caminho a ser seguido, você adquire o poder de escrever a própria historia e realizar todos os seus sonhos.

Dress Code – O código das vestimentas

3
Dress code

Comparecer a um evento ou cerimonial com o traje equivocado é uma experiência nada agradável, além de ser uma verdadeira gafe. Para desvendar os segredos do Dress Code ou código de vestimenta, conheça a lista dos termos mais utilizados para homens e mulheres, a seguir:

Dress Code para Homens

Antes de começarmos a lista de termos do Dress Code masculino, é importante salientar que a palavra ‘terno’ representa a combinação de calça social, paletó e colete, mesmo que este último não seja mais obrigatório hoje em dia. Os trajes masculinos são:

Traje esporte

É o tipo de traje simples e informal, ideal para passeios, festas infantis, almoços, exposições e churrascos. As roupas permitidas para compor este tipo de traje são as calças jeans ou de gabardine, camisas, suéteres, jaquetas de couro e camurça, sapatos esportivos como mocassins, tênis e sapatênis ou, os abotinados de camurça e nobuk.

Traje de passeio ou esporte fino

Também conhecido como Tenue de Ville, este tipo de vestimenta é um pouco mais formal, indicado para ir ao teatro e vernissages. Para compor o traje, use camisa e calça esportiva com blazer escuro. Ternos de cor clara, com ou sem gravata, também são boas opções. Quanto aos sapatos, prefira os sociais, de cor marrom ou preta.

Traje social ou Passeio Completo

Tipo de traje para usar em casamentos, coquetéis, jantares e ocasiões formais. A roupa ideal é o terno completo, de cor escura, acompanhado por camisa social e gravata. Os sapatos devem ser sociais e na cor preta. Nunca use terno ou sapatos marrons.

Black-Tie ou Rigor

Típico traje das noites de gala, grandes eventos e bailes, cuja ocasião peça requinte e sofisticação. A roupa correta para este tipo de traje é o smoking, com camisa branca e gravata borboleta ou camisa preta sem o acessório. Os sapatos devem ser de verniz ou, pretos de couro e com cadarço.

Dress Code para Mulheres

Geralmente os convites formais especificam o tipo de traje ideal para o evento. A fim de desmistificar o Dress Code para o público feminino, segue a lista dos principais trajes para elas:

Traje esporte

Indicado para comparecimento a eventos informais como almoços, batizados, festas de criança, exposições e churrascos. As roupas ideais são: saias ou calças, vestidos de alcinha, calça e camisa branca ou terninhos. Quanto aos sapatos, podem ser usadas sapatilhas, sandálias de salto baixo e botas.

Esporte Fino ou Passeio

Tipo de traje para ir ao teatro, vernissages e almoços mais formais. As roupas ideais são calças de bom corte, vestidos, terninhos, túnicas e blusas sóbrias, tailleurs. Não usar roupas com decotes ousados, muito brilho e nem acessórios enormes, pois o tom deve ser discreto. Quanto aos sapatos, opte por sapatos ou sandálias de salto médio ou alto, com bolsa pequena para a noite ou grande se o evento for ao dia.

Social ou Passeio Completo

Traje formal, de festa, ideal para coquetéis, casamentos, óperas, jantares formais e eventos oficiais. Os vestidos curtos podem vir acompanhados de detalhes ousados como fendas, decotes, transparências e brilhos. Quanto aos acessórios, é permitido usar sandálias ou sapatos de salto alto, echarpes, xales e joias ou bijuterias de destaque.

Traje Black-Tie ou Rigor

Para noites de gala, premiações e bailes sofisticados. Os vestidos longos são ideais, podendo ser substituídos pelos curtos. Os detalhes devem ser vistosos como bordados, brilhos, transparências e decotes. São permitidos sapatos ou sandálias de salto altíssimo, peles, joias especiais e estolas.

Vestir o traje ideal faz parte das regras de etiqueta

Não há nada mais desagradável do que comparecer a uma festa ou evento vestindo uma roupa inadequada. A presença marcada em fotos, filmagens e na memória dos presentes deve ser sempre a melhor possível. Desvendando o Dress Code, não há mistérios para acertar sempre o traje, em qualquer ocasião.

Linguagem corporal e a sua importância

10
Linguagem corporal

Sendo uma das formas mais antigas e naturais de comunicação entre os seres humanos, a linguagem corporal transmite nossas sensações e emoções através de gestos, postura, tom de voz ou até mesmo do nosso modo de andar.

Emoções como medo, desconfiança, raiva, tédio e tantos outros podem ser percebidos pela comunicação não-verbal e, por isso, entendermos a sua importância e agirmos com cuidado na hora de nos portamos é fundamental para o desenvolvimento e a manutenção de boas relações – principalmente dentro das empresas, onde cada ato conta.

É possível, a partir da linguagem corporal, melhorar a sua imagem, liderar de forma mais positiva, enfatizar a sua mensagem e até mesmo entender alguns pontos fracos da concorrência.

Conheça abaixo o significado de algumas posturas e ações não-verbais que dizem muito sobre você ou sobre o seu interlocutor:

Linguagem corporal: Postura

A postura na linguagem corporal é um dos pontos mais importantes, tendo uma boa postura é possível passar muito mais segurança e receptividade para o interlocutor.

  • Cruzar braços ou pernas: posição defensiva, sem receptividade.
  • Ombros contraídos: demonstra insegurança e é facilmente percebido pelos outros.
  • Inclinação à pessoa que está falando: demonstra interesse pelo assunto. Inclinar-se para trás, por exemplo, já é um sinal de avaliação da fala do outro.
  • Sentar-se de maneira inapropriada: demonstra falta de respeito à autoridade do outro.
  • Passar a mão no cabelo repetidamente: transmite insegurança e carência.
  • Espelhar os gestos do outro: transmite uma conversa fluída e de concordância mútua.

Linguagem corporal: Olhar

É possível passar muito através do olhar, por isto ele também é um ponto chave na linguagem corporal.

  • Esfregar os olhos: sinal de dúvida e/ou tédio.
  • Contato visual constante: transmite confiança e segurança.
  • Evitar o contato visual: demonstra mentira e dissimulação.
  • Olhar muito ao redor: demonstra que a pessoa está ansiosa e desinteressada pelo assunto.

Linguagem corporal: Voz

A voz pode demonstrar muitas características de uma pessoa, por isto também é um fator muito importante a ser trabalhado.

  • Sorrir: além de relaxar as pessoas que ouvem (e até mesmo a que fala), introduzir sorrisos e tons de voz amenos torna a conversa menos pesada, sendo um recurso útil na hora de resolver problemas ou minimizar as resistências ao que é dito.
  • Ritmo de fala acelerado: típico de pessoas ansiosas. O ideal é manter um ritmo mais calmo e constante, colocando ênfase nas palavras-chave da sua fala. Isso torna o seu discurso mais convincente, além de melhor recebido.
  • Tom de voz profundo: traz autoridade, segurança e consistência. Para poder alcançar esse tom de voz, respire profundamente algumas vezes antes de começar a falar. Isso relaxa a garganta e evita o tom de voz esgarçado.

Apesar de toda a importância e comprovação científica da linguagem corporal, ela não deve servir como fator único de análise e julgamento: assim como tudo que envolve os seres humanos, há outras tantas variáveis na comunicação e nas relações que também devem ser levadas em conta. Uma pessoa em uma entrevista de emprego, por exemplo, normalmente fica nervosa e pode passar sinais de ansiedade e até de dúvida sem significar, no entanto, que é alguém despreparado.

A linguagem corporal se apresenta nos pequenos detalhes da nossa comunicação. Muitos trejeitos, de tanto serem repetidos, já se tornam inconscientes e naturais, sendo necessário um processo de aprendizagem e treino para deixar de lado velhos hábitos e incorporar novas práticas de comunicação não-verbal.

Motivação pessoal – você já descobriu a sua?

6
Motivação pessoal

A motivação pessoal vem de um impulso a colocar em ação alguma prática ou mudar algum fator em sua vida que não esteja de acordo com seus propósitos. Há diversas teorias na Psicologia que estudam o que faz com que nos motivemos: a necessidade, o impulso, a expectativa, o retorno, etc. Apesar de parecer natural, muitas pessoas ainda não se sentem motivadas. Será possível nos automotivar?

O segredo da motivação pessoal – tome as rédeas para si

Nada melhor do que estabelecer metas e fazer um planejamento em longo prazo para nos sentirmos motivados. A partir do momento que encaramos a vida com a noção de que nossas escolhas e ações serão os principais fatores para determinar o nosso caminho, a sensação de poder e de segurança é extremamente maior do que quando pensamos que as coisas “acontecem assim mesmo” e pronto.

Não importa se a meta é uma viagem muito desejada ou se é sair do seu emprego e investir em uma carreira nova. O importante é traçar caminhos que levem à realização pessoal e/ou profissional e que estejam de acordo com o seu desejo de viver.

Estratégias de motivação pessoal

Manter-se ativo e questionador sobre as situações ao redor e sobre nossos atos não é algo que se inicia do dia para a noite. Para mudarmos nossos hábitos precisamos de dedicação, paciência e, com certeza, um propósito válido para a mudança. Dessa forma, listamos abaixo 6 atitudes a serem implementadas em sua vida para que você se sinta constantemente motivado. Confira!

Tenha confiança em você mesmo

Sem dúvidas, o primeiro passo para atingir qualquer meta e manter-se sempre motivado a seguir em frente é acreditar na própria capacidade e reconhecer suas qualidades.

Saia do conforto

Tantas vezes acabamos arrastando situações que nem sempre são prazerosas pelo simples fato de estarmos acostumados a ela. Saia dessa zona de conforto e vislumbre de fato o que te faria bem.

Agir ao invés de reclamar

Reclamar ao invés de mudar é uma atitude extremamente comum, mas que de nada adianta. Tire um tempo, sim, para reclamar e mostrar o seu descontentamento, mas não deixe de partir para a ação e mudar o cenário de descontentamento.

Crie metas e trace planos

Seus desejos e sonhos podem, muitas vezes, tornarem-se palpáveis. Crie metas em curto, médio e longo prazo, com planos e estratégias para alcançá-las. Os planos, por sua vez, devem ser reais e de acordo com as suas possibilidades. De nada adianta um plano mirabolante que dificilmente poderá ser posto em prática. Além de você continuar estagnado, ainda corre o risco de perder a sua motivação.

Encare os erros de forma positiva

Cedo ou tarde, todos nós iremos cometer algum tipo de erro: uma atitude desnecessária, um mau comportamento no trabalho ou qualquer outra situação onde não fizemos a melhor escolha. Nessas horas, o ideal é encarar de forma racional o que aconteceu. Entender que sentimento te levou a agir do modo que agiu é o primeiro passo para pensar como poderia fazer diferente em uma próxima vez. Não se limite à ideias e pensamentos que dizem que você não conseguiria mudar ou que “você é assim mesmo”. Sempre podemos escolher novos caminhos.

Comemore suas vitórias e seja feliz

Depois de tanto batalhar por mudanças e de manter-se positivo, mesmo nas situações difíceis, você com certeza merece um agrado. Não espere que isso veja de fora: comemore você as suas próprias conquistas e seja feliz com o seu novo caminho!

Encare a vida como um mar de possibilidades para aprender, crescer e evoluir. Mantenha acesa a vontade de ser sempre alguém melhor e não deixe de colocar a mão na massa para construir o seu caminho.

Marketing pessoal: o que é e como funciona

6
Marketing pessoal

Em um sentido amplo, o marketing pode ser definido como a prática de criar e demonstrar os valores de uma empresa ao seu público, alavancando e expandindo a empresa por meio dessas ações. O marketing pessoal não difere dessa teoria, a não ser pelo fato de que a empresa a ser promovida é você.

Mas… O que é o marketing pessoal?

A máxima de que uma ação fala mais do que mil palavras é a síntese do marketing pessoal. A forma como você se relaciona e se porta são as bases da construção da sua imagem para os outros – colegas, chefes, parceiros, etc. Não estamos falando de habilidades ou competências, mas sim de comunicação e relacionamento. Quem nunca se deparou com dois funcionários que exercem a mesma função, mas se mostram (e são percebidos) tão diferentemente um do outro?

Em tempos de mercado acirrado onde profissionais batalham com garra por uma boa colocação ou por promoções dentro da sua empresa, saber se posicionar e se relacionar com o outro faz uma grande diferença.

Marketing pessoal na prática

Costuma-se falar que marketing pessoal não é algo que se faz, mas algo que se vive, pois suas ações são realizadas no dia a dia, sem data para terminar. Abaixo, criamos uma lista com cinco pontos fundamentais para se atentar dentro do seu comportamento e melhorar a visão que as pessoas têm de você, fazendo um melhor marketing pessoal:

Apresentação e aparência

Não há como fugir desse quesito. Antes mesmo de você falar qualquer coisa, é muito provável que já tenham feito algum tipo de julgamento a respeito da sua aparência. E não estamos falando de “feio” ou “bonito”. Profissionais de RH concordam que a aparência de alguém pode dizer sobre o seu comprometimento e sobre o quanto ele se importa com o evento, entrevista ou reunião da qual está participando. Cuide da sua aparência, se vista de forma equilibrada com a sua função e com o local em que você irá e apresente-se como uma pessoa que se importa com ela própria.

Boa (e correta) comunicação

Falar, ler e escrever bem é fundamental. Se esse não é o seu caso, busque cursos livres de português e aprimore a sua comunicação escrita. Para a comunicação verbal, o português correto também é essencial. Além disso, ter desenvoltura para falar e conseguir transmitir o seu pensamento de uma forma clara e coesa é um fator a mais para o profissional. Uma reunião bem dirigida ou um contato eficiente com um cliente conseguem te destacar dentro do seu trabalho.

Trato com os superiores

Ser proativo é uma exigência já fundamental do mercado de trabalho, mas apesar disso, muitos funcionários insistem em “ficar no mesmo”. Promover-se como um bom profissional é oferecer mais e melhor do que lhe pedem. Um trabalho bem feito é aquele que surpreende e vai além. Inove e mostre aos seus superiores que você pode (e quer) conseguir um espaço maior para desenvolver mais habilidades.

Trato com os colegas

Cuidar bem do networking é uma ótima forma de alavancar o seu marketing pessoal. Vivemos e trabalhamos em equipe e saber cumprir seu papel dentro de um grupo é essencial. Estar disponível para ser ensinado (e ensinar) demonstra uma boa relação interpessoal, indispensável no mundo atual de tantas conexões.

Conhecer-se e sentir-se seguro

A última dica é a mais importante, já que a confiança em si mesmo é o que move a boa desenvoltura. Conhecer seus pontos fortes e investir nele, assim como sempre melhorar o seu lado negativo, faz de você um profissional diferenciado, que sabe onde pode chegar e sabe como mostrar isso aos outros. Reconheça seus atributos e promova-os. Os outros estão exatamente buscando as suas qualidades. Seja verdadeiro e se apresente ao mundo.

Para pensar no seu marketing pessoal

Uma boa forma de perceber como você quer que as pessoas te vejam é pensar em como você elaboraria uma marca. Que tipo de valores a sua marca teria? Qual o sentimento você gostaria que ela despertasse (confiança, inovação, insistência)? Aonde você gostaria que a sua marca chegasse?

Leve essas questões para a o seu nome e invista nos pontos necessários para incrementar o seu marketing pessoal e mostrar ao mundo o valor da sua marca.

Como falar em público

8
Como falar em público

Todos nós um dia já tivemos ou ainda teremos que aprender como falar em público. Seja apresentando um projeto dentro da empresa, dando aula ou mesmo em uma reunião com amigos, a comunicação é fator básico da sociedade. Enquanto algumas pessoas tiram de letra o fato de terem que discursar com todos os olhos voltados para si, outras ainda ficam ansiosas e se sentem despreparadas para tal situação.
Se você, assim como muitas pessoas, precisa de um empurrãozinho na hora de tomar coragem e falar aos outros, confira as nossas dicas e sugestões para ter uma boa oratória e tornar o processo de como falar em público muito mais natural e relaxante!

Hábitos a serem cultivados antes de falar em público

As nossas habilidades, na maioria das vezes, vêm com a prática. Com a oratória não seria diferente. Por isso, algumas práticas podem ser postas em ação antes mesmo de você falar em público, ajudando-o a ganhar confiança e sentir-se seguro para o momento.

Estude

Dominar o assunto é fundamental para uma boa desenvoltura em público. Além de conseguir conduzir o assunto com naturalidade, você não será pego de surpresa ao não saber responder alguma possível pergunta da sua audiência.

Planeje

Monte roteiros e tópicos essenciais da sua fala. A intenção aqui não é criar um texto pronto, mas ter anotado as palavras-chave do assunto. Uma boa técnica para colocar em prática é a dos mapas mentais: monte um fluxograma com o assunto principal, suas ramificações e pontos importantes a não serem esquecidos.

Conheça seu público

Para saber como planejar a sua abordagem, é importante conhecer o seu público (idade, experiência, o que eles esperam, etc.).

Treine

Pode parecer estranho ficar falando sozinho ou na frente do espelho, mas a prática leva à perfeição. Quanto mais você se acostumar a falar daquele assunto, mais irá memorizar o seu roteiro, se sentindo mais confiante.

Estratégias para o momento de como falar em público

Chegou o momento de começar a falar. E agora?

Seja natural

Por mais que você tente agradar ao seu público, a melhor e mais eficaz técnica de empatia é a naturalidade. Não fuja disso – além de não ser uma prática que se sustenta, a plateia com certeza irá perceber (e não irá gostar).

Cuide da sua linguagem

Cometer muitos erros gramaticais pode comprometer a sua fala, inclusive a autoridade dela. Tenha certeza de que está falando corretamente e cuide dos verbos, concordância e, principalmente, muito cuidado com erros grandes, como “menas” e “a nível de”, por exemplo.

Mantenha um bom ritmo

Ter uma fala organizada e em um ritmo adequado garante que o discurso não se torne nem enfadonho, nem difícil de acompanhar. Se a sua fala requer explicações, por exemplo, pode acabar diminuindo o ritmo para que os outros consigam acompanhar o raciocínio. Se for uma fala mais informal e que todos estejam entrosados, pode adotar uma velocidade maior. Aqui, voltamos à preparação pré-discurso: conheça o seu público.

Como tornar o seu pronunciamento mais interessante para quem está ouvindo?

Algumas formas de apresentar o seu conteúdo e até diferentes suportes para a sua palestra podem torná-la mais interessante para quem está ouvindo. Confira abaixo algumas dicas para potencializar a sua fala:

Utilize imagens

Elas são interessantes, atraentes e ajudam a memorizar a temática tratada. Se possível, faça uso de imagens, gráficos, vídeos e outros recursos audiovisuais. Uma plataforma dinâmica e muito útil é o Prezi, considerado a revolução nos segmentos estilo PowerPoint. (www.prezi.com)

Abrace seu público

Gerar situações em que as pessoas participam mais ativamente ou se sintam contempladas é essencial para cativar a plateia e segurar a atenção de todos. Contar uma história que se relacione ao tema, convidar as pessoas a responder perguntas, usar do bom humor e fazer uma reflexão são formas de gerar engajamento em quem está ouvindo.

Como falar em público não tem segredo: é preciso organização, conhecimento e uma pitada de desinibição. Aposte em boas apresentações, principalmente no campo profissional: elas podem mostrar quão seguro e concentrado você é, além de indicarem boa capacidade de liderança.

Apresentação pessoal

27
Apresentação pessoal

A apresentação pessoal diz muito da nossa personalidade, daí ser tão precioso vestir-se bem. Sabemos que somos julgados o tempo todo e se não nos apresentamos conforme a situação pede, podemos ser mal interpretados. Se você gosta de usar roupas que não dizem muito com sua profissão, por exemplo, saiba que pode estar sendo visto com “maus olhos” pelas pessoas que convivem no seu ambiente de trabalho.

Dicas de apresentação pessoal

Gestos:

O gesto é um complemento discreto para ilustrar a idéia, e não para impor a palavra. Gesticular em excesso não tornará o interlocutor mais atento ao que você tem a dizer. Todo gesto deve ser comedido e harmonioso. Evite a mímica e o excesso de gesticulação.

É deselegante ao conversar:

  • Roer unhas ou morder os lábios;
  • Torcer as mãos ou gesticular nervosamente;
  • Segurar o rosto ou o queixo, mexer no cabelo ou fazer cachinhos;
  • Colocar as mãos na cabeça ou nos bolsos, brincar com jóias (anel, brinco, colar, etc);

O gesto diz muito da pessoa. Quanto mais educada e segura de si, menos uso ela faz da gesticulação.

A voz:

A voz deve ter clareza e simpatia. Quanto ao tom, não pode ser muito alto a ponto de incomodar as pessoas, nem tão baixo a ponto de não ouvirem.

A palavra:

Antes de falar sempre reflita sobre, veja se isso não será considerado como uma ofensa. O bom vocabulário também é importante. Para isso, leia, adquira novas idéias, atualize-se.

Aprenda a falar, calar e tornar a falar num instante preciso. Diga a palavra certa, na hora exata e cale-se no momento oportuno.

É falta de ética ao conversar:

  • Elogiar persistentemente;
  • Uso de gírias;
  • Empregar sempre a primeira pessoa do singular (EU);
  • Usar chavões como “entende”, “compreende”, “eu não disse”.
  • A maledicência: Falar mal das pessoas revela falta de assunto e falta de cultura, não devendo ser tema de conversação.
  • As interrupções: Quando interromper alguém volte atrás e desculpe-se. É importante deixar que as pessoas concluam seus pensamentos.

Apresentações:

O sorriso é fundamental quando nos apresentamos. Cara fechada fecha as portas para o sucesso. Com bom humor e um sorriso, o relacionamento com as pessoas melhora.

A primeira impressão que temos de uma pessoa, é normalmente formada no momento em que você o cumprimenta com um aperto de mãos. O aperto de mãos é um gesto simbólico de satisfação, portanto, dar a mão mole ou só com a ponta dos dedos significa displicência e pouco caso.

Ao apresentar-se, utilize as palavras: Como vai?/Tudo bem?/Como está?

Aparência Pessoal:

A aparência pessoal é de fundamental importância para o sucesso social e profissional.

  • Valorizem a aparência pessoal cuidando com carinho de seus cabelos, pele e mãos;
  • Fiquem sempre atentos quanto ao vestuário (meias, sapatos, bolsa, pasta, etc);
  • Mantenham o equilíbrio visual, ou seja, sejam distintos e discretos.

Noções de Boa Postura

O mais importante para obtermos uma boa postura é manter a coluna reta.
Para isso é preciso lembrar o seguinte:

  • Manter a cabeça levantada com o queixo paralelo ao chão.
  • Levantar o tórax sem forçar os ombros, estes devem ficar naturalmente relaxados.
  • Levantar os quadris, projetando-os um pouco para frente, evitando assim descansar o corpo sobre as pernas.
  • Braços: Devemos deixá-los relaxados e caídos ao lado do corpo com os cotovelos esticados e as mãos em perfil. Ao andar, os braços devem se mover como pêndulos, tocando o corpo. Só osbraços devem se mexer a partir da junta dos ombros, estes não se movimentam.
  • Pernas: Ao andar não as cruze. Os joelhos devem dar os passos flexionando e esticando as pernas. Não deixá-los flexionados no final dos passos.
  • Pés: Devem pisar no chão por inteiro, a ponta e o calcanhar, um ao lado do outro e retos. Não lançar as pontas nem para fora e nem para dentro.