Como dar e receber presentes

5

Se há algo que todas (ou quase todas) as pessoas gostam é receber presentes. Grande maioria também se sente bem em oferecer presentes a outras pessoas. E não há necessidade de data especial para presentear alguém. Datas comemorativas, contudo, são as épocas com mais procura por presentes. E junto com a busca constante por eles, há certas dicas de etiqueta sobre como dar e receber presentes.

Obrigatoriedade em dar presentes?

Não há obrigatoriedade alguma em dar presentes, muito menos necessidade de se justificar – afinal, problemas financeiros podem acometer as pessoas de tempos em tempos.

Porém, o que você não pode deixar de fazer é deixar a data passar em branco. Em épocas de Natal ou Páscoa, por exemplo, que tal apostar em cartões ou mesmo um e-mail personalizado para desejar “Boas Festas” ou “Feliz Natal/Páscoa”?

Tanto quem enviou como quem recebeu se sentirá satisfeito pela lembrança.

Uma dúvida comum é: há necessidade de presentear todos que lhe darão presente? A resposta é não, mas não se esqueça do agradecimento.

Dúvidas sobre como dar e receber presentes são muito mais comuns do que você imagina. Vamos entrar em detalhes:

Como dar um presente?

Presentear uma pessoa faz parte das regras de etiqueta de uma pessoa – especialmente pela existência de datas especiais, retribuir uma gentiliza ou mesmo para agradar alguém.

Isso se torna uma atitude elegante e educada. Mas como presentear envolve uma situação social, algumas regras de etiqueta são necessárias:

Evite a gafe de dar um presente sem embalagem ou etiqueta. Sem isso, a pessoa não poderá realizar uma troca futura (caso for necessário),

Outro ponto importante é evitar presentes muito pessoais, mesmo com pessoas mais íntimas a você. A probabilidade de erro pode ser maior, principalmente sobre a personalidade da pessoa, tamanhos e caimentos – por isso, pense muito antes de comprar alguma coisa!

Um presente deve ser dado com sinceridade, assim como generosidade – dê algum presente que valorize a pessoa que está recebendo,

Entregue o presente de forma educada – não precisa falar sobre o presente em si,

Deixe sempre um cartão (e escreva algo à mão) junto ao presente,

Se escolher um presente é muito complicado, opte por um Gift Card (cartão de presente, chamado também de vale-presente). Entretanto: não o entregue solto – coloque-o em uma caixa ou mesmo dentro de um lindo envelope.

Lembre-se que grau de intimidade, circunstâncias, ocasião, idade e outros fatores influenciam diretamente no modo como você dá um presente.

Como receber um presente?

Receber um presente também é visto como uma arte, afinal você não pode simplesmente pegar o presente, agradecer de qualquer jeito e virar as costas.

Algumas dicas de boas maneiras, e para evitar constrangimentos nesse momento, são:

Agradecer o presente, abrindo-o (se for do seu feitio) com delicadeza,

Evite dizer “não precisava” – isso é totalmente desnecessário, e pode ser visto, frequentemente, como sarcasmo,

Nunca (nunca mesmo, por favor) peça o valor do presente a quem está lhe dando!

Não é necessário, e muito menos indicado, exibir o presente aos outros – pode ser visto como um ato de indelicadeza (especialmente se alguém não tenha levado presente),

Você recebeu um presente e ficou surpreso e envergonhado por não ter dado nada em troca? Convide a pessoa para um café ou almoço/jantar ou até mesmo compre um presente para retribuir o que foi dado,

Nunca demonstre que você não gostou do presente – isso é falta de educação!

As dicas de como dar e receber presentes podem ser adotadas em qualquer ocasião que envolva esses atos. Ter boas maneiras é imprescindível para ter boas relações com outras pessoas.

5 Comentários

  1. Gostei das dicas.tinha o hábito de qdo recebia um presente dizer”não precisava” a partir de agora não direi mais.obrigado pelas dicas.

  2. Gostei da matéria abordada, pois a achei abrangente dentro de uma linguagem clara e elegante. A temática, que para os inoportunos pode ser considerada como atos exigentes e desnecessários, tem, ao contrário de tudo isso, o muito de ética e respeito humano, pois, ao agirmos com polidez, estaremos nos sentido bem e prestigiando e respeitando a convivência com o próximo. Sinto-me, portanto, melhor informado e pronto para agir em qualquer circunstância social após ter lido o esboço desta importante página.
    Parabéns!

  3. Parabéns pela matéria. Esse tema é fundamental para nossa convivência social. Pois, orienta a nos tornarmos mais educados e melhorar nossas relações. Dessa forma, as pessoas irão nos ver com uma pessoa mais amável, elegante e assim, passaremos a ser mais respeitados no convívio social.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here