Como falar em público

7

Todos nós um dia já tivemos ou ainda teremos que aprender como falar em público. Seja apresentando um projeto dentro da empresa, dando aula ou mesmo em uma reunião com amigos, a comunicação é fator básico da sociedade. Enquanto algumas pessoas tiram de letra o fato de terem que discursar com todos os olhos voltados para si, outras ainda ficam ansiosas e se sentem despreparadas para tal situação.
Se você, assim como muitas pessoas, precisa de um empurrãozinho na hora de tomar coragem e falar aos outros, confira as nossas dicas e sugestões para ter uma boa oratória e tornar o processo de como falar em público muito mais natural e relaxante!

Hábitos a serem cultivados antes de falar em público

As nossas habilidades, na maioria das vezes, vêm com a prática. Com a oratória não seria diferente. Por isso, algumas práticas podem ser postas em ação antes mesmo de você falar em público, ajudando-o a ganhar confiança e sentir-se seguro para o momento.

Estude

Dominar o assunto é fundamental para uma boa desenvoltura em público. Além de conseguir conduzir o assunto com naturalidade, você não será pego de surpresa ao não saber responder alguma possível pergunta da sua audiência.

Planeje

Monte roteiros e tópicos essenciais da sua fala. A intenção aqui não é criar um texto pronto, mas ter anotado as palavras-chave do assunto. Uma boa técnica para colocar em prática é a dos mapas mentais: monte um fluxograma com o assunto principal, suas ramificações e pontos importantes a não serem esquecidos.

Conheça seu público

Para saber como planejar a sua abordagem, é importante conhecer o seu público (idade, experiência, o que eles esperam, etc.).

Treine

Pode parecer estranho ficar falando sozinho ou na frente do espelho, mas a prática leva à perfeição. Quanto mais você se acostumar a falar daquele assunto, mais irá memorizar o seu roteiro, se sentindo mais confiante.

Estratégias para o momento de como falar em público

Chegou o momento de começar a falar. E agora?

Seja natural

Por mais que você tente agradar ao seu público, a melhor e mais eficaz técnica de empatia é a naturalidade. Não fuja disso – além de não ser uma prática que se sustenta, a plateia com certeza irá perceber (e não irá gostar).

Cuide da sua linguagem

Cometer muitos erros gramaticais pode comprometer a sua fala, inclusive a autoridade dela. Tenha certeza de que está falando corretamente e cuide dos verbos, concordância e, principalmente, muito cuidado com erros grandes, como “menas” e “a nível de”, por exemplo.

Mantenha um bom ritmo

Ter uma fala organizada e em um ritmo adequado garante que o discurso não se torne nem enfadonho, nem difícil de acompanhar. Se a sua fala requer explicações, por exemplo, pode acabar diminuindo o ritmo para que os outros consigam acompanhar o raciocínio. Se for uma fala mais informal e que todos estejam entrosados, pode adotar uma velocidade maior. Aqui, voltamos à preparação pré-discurso: conheça o seu público.

Como tornar o seu pronunciamento mais interessante para quem está ouvindo?

Algumas formas de apresentar o seu conteúdo e até diferentes suportes para a sua palestra podem torná-la mais interessante para quem está ouvindo. Confira abaixo algumas dicas para potencializar a sua fala:

Utilize imagens

Elas são interessantes, atraentes e ajudam a memorizar a temática tratada. Se possível, faça uso de imagens, gráficos, vídeos e outros recursos audiovisuais. Uma plataforma dinâmica e muito útil é o Prezi, considerado a revolução nos segmentos estilo PowerPoint. (www.prezi.com)

Abrace seu público

Gerar situações em que as pessoas participam mais ativamente ou se sintam contempladas é essencial para cativar a plateia e segurar a atenção de todos. Contar uma história que se relacione ao tema, convidar as pessoas a responder perguntas, usar do bom humor e fazer uma reflexão são formas de gerar engajamento em quem está ouvindo.

Como falar em público não tem segredo: é preciso organização, conhecimento e uma pitada de desinibição. Aposte em boas apresentações, principalmente no campo profissional: elas podem mostrar quão seguro e concentrado você é, além de indicarem boa capacidade de liderança.

7 Comentários

  1. Muito obrigada pelas dicas, é super necesario saber destas regras, elas ajudam muito no mercado de trabalho.

  2. Como eu tenho experiência, resolvi estudar em um curso de comunicação verbal, o que me ajudou bastante. Revisar é sempre bom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here