Dress Code – O código das vestimentas

2

Comparecer a um evento ou cerimonial com o traje equivocado é uma experiência nada agradável, além de ser uma verdadeira gafe. Para desvendar os segredos do Dress Code ou código de vestimenta, conheça a lista dos termos mais utilizados para homens e mulheres, a seguir:

Dress Code para Homens

Antes de começarmos a lista de termos do Dress Code masculino, é importante salientar que a palavra ‘terno’ representa a combinação de calça social, paletó e colete, mesmo que este último não seja mais obrigatório hoje em dia. Os trajes masculinos são:

Traje esporte

É o tipo de traje simples e informal, ideal para passeios, festas infantis, almoços, exposições e churrascos. As roupas permitidas para compor este tipo de traje são as calças jeans ou de gabardine, camisas, suéteres, jaquetas de couro e camurça, sapatos esportivos como mocassins, tênis e sapatênis ou, os abotinados de camurça e nobuk.

Traje de passeio ou esporte fino

Também conhecido como Tenue de Ville, este tipo de vestimenta é um pouco mais formal, indicado para ir ao teatro e vernissages. Para compor o traje, use camisa e calça esportiva com blazer escuro. Ternos de cor clara, com ou sem gravata, também são boas opções. Quanto aos sapatos, prefira os sociais, de cor marrom ou preta.

Traje social ou Passeio Completo

Tipo de traje para usar em casamentos, coquetéis, jantares e ocasiões formais. A roupa ideal é o terno completo, de cor escura, acompanhado por camisa social e gravata. Os sapatos devem ser sociais e na cor preta. Nunca use terno ou sapatos marrons.

Black-Tie ou Rigor

Típico traje das noites de gala, grandes eventos e bailes, cuja ocasião peça requinte e sofisticação. A roupa correta para este tipo de traje é o smoking, com camisa branca e gravata borboleta ou camisa preta sem o acessório. Os sapatos devem ser de verniz ou, pretos de couro e com cadarço.

Dress Code para Mulheres

Geralmente os convites formais especificam o tipo de traje ideal para o evento. A fim de desmistificar o Dress Code para o público feminino, segue a lista dos principais trajes para elas:

Traje esporte

Indicado para comparecimento a eventos informais como almoços, batizados, festas de criança, exposições e churrascos. As roupas ideais são: saias ou calças, vestidos de alcinha, calça e camisa branca ou terninhos. Quanto aos sapatos, podem ser usadas sapatilhas, sandálias de salto baixo e botas.

Esporte Fino ou Passeio

Tipo de traje para ir ao teatro, vernissages e almoços mais formais. As roupas ideais são calças de bom corte, vestidos, terninhos, túnicas e blusas sóbrias, tailleurs. Não usar roupas com decotes ousados, muito brilho e nem acessórios enormes, pois o tom deve ser discreto. Quanto aos sapatos, opte por sapatos ou sandálias de salto médio ou alto, com bolsa pequena para a noite ou grande se o evento for ao dia.

Social ou Passeio Completo

Traje formal, de festa, ideal para coquetéis, casamentos, óperas, jantares formais e eventos oficiais. Os vestidos curtos podem vir acompanhados de detalhes ousados como fendas, decotes, transparências e brilhos. Quanto aos acessórios, é permitido usar sandálias ou sapatos de salto alto, echarpes, xales e joias ou bijuterias de destaque.

Traje Black-Tie ou Rigor

Para noites de gala, premiações e bailes sofisticados. Os vestidos longos são ideais, podendo ser substituídos pelos curtos. Os detalhes devem ser vistosos como bordados, brilhos, transparências e decotes. São permitidos sapatos ou sandálias de salto altíssimo, peles, joias especiais e estolas.

Vestir o traje ideal faz parte das regras de etiqueta

Não há nada mais desagradável do que comparecer a uma festa ou evento vestindo uma roupa inadequada. A presença marcada em fotos, filmagens e na memória dos presentes deve ser sempre a melhor possível. Desvendando o Dress Code, não há mistérios para acertar sempre o traje, em qualquer ocasião.

2 Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here