Etiqueta à mesa – Regras e boas maneiras

51

A etiqueta à mesa é muito mais do que um conjunto de regras. Portar-se bem nas refeições faz parte da autopromoção da sua imagem e demonstra o quanto você se importa em fazer uma boa presença à sua companhia na hora de sentar-se à mesa. Além disso, em ocasiões como encontros profissionais e de negócios, seguir a etiqueta à mesa é também uma forma de expressar profissionalismo, respeito e segurança.

Os talheres e suas formas de uso são os pontos que mais confundem as pessoas quando se deparam com um jantar ou almoço formal – e se engana quem acha que esse tipo de situação já ficou no passado. Conheça agora as duas formas vigentes de regras de etiqueta à mesa: o estilo americano e o estilo europeu.

Etiqueta à mesa americana

As regras americanas são as regras mais modernas e, também, mais usadas. O garfo é usado na mão direita, enquanto a faca descansa na parte superior do prato, com a serra voltada para dentro. Na hora de usar a faca, troca-se de mão: o garfo vai para a mão esquerda e a faca é usada com a mão direita. Após isso, volta-se para a posição inicial: faca descansando, garfo na mão direita. Seguir as regras americanas implica em não usar a faca para “ajuda” a colocar a comida no garfo.

Na hora de descansar os talheres no prato, a faca fica na parte superior e o garfo pode ficar tanto na direita, quanto na esquerda (depende apenas se você é canhoto ou destro). Os dentes podem ficar virados para cima.

Etiqueta à mesa europeia

O estilo europeu de etiqueta é o mais sóbrio e tradicional. Nele, durante todo o tempo o garfo fica na mão esquerda e a faca na mão direta. Durante todo o tempo o garfo é usado com os dentes para baixo (a não ser, claro, quando seja impossível usá-los assim). No modo europeu é permitido usar a faca para colocar a comida no garfo, porém, somente apenas na parte traseira dele.

Para descansar os talheres no prato, o garfo fica do lado esquerdo e a faca do lado direito, podendo tocar-se ou não.

Regras gerais de etiqueta à mesa

Seja seguindo um estilo ou outro, algumas regras são universais e também devem ser aplicadas. Veja abaixo:

  • A clássica dica de “comece a usar os talheres de fora para dentro” é realmente válida.
  • Depois de serem colocados em uso, os talheres não devem mais ser encostados na mesa, apenas apoiados dentro do prato conforme o estilo de etiqueta a ser usado (europeu ou americano).
  • De forma alguma gesticule com os talheres em mãos. Sempre que for falar, coloque-os apoiados no prato.
  • Para sinalizar ao garçom que você está satisfeito, coloque o garfo e a faca alinhados no prato, sendo o garfo ao lado esquerdo ou abaixo da faca. Para um entendimento mais claro, eles devem seguir as posições do ponteiro do relógio quando atinge às 4 horas ou às 6 horas.
  • Os talheres que não forem usados continuam na mesa, intocados.
  • As facas de carne são utilizadas apenas para carnes vermelhas e aves. Os peixes têm a sua faca própria, que normalmente é usada apenas para afastar peles e espinhas que possam aparecer. Omeletes, legumes e outros alimentos devem ser cortados com o garfo.
  • Massas como espaguetes e talharins não devem ser cortados. Enrole alguns poucos fios no garfo e leve à boca.
  • Na hora de tomar uma sopa, leve a colher à boca pela lateral. Incline-se um pouco para frente e evite que gotas caiam sobre a sua roupa.

Talheres - Etiqueta à mesa

A elegância e a discrição são os carros-chefe da etiqueta à mesa. Com a correria do dia a dia e refeições cada vez mais sendo feitas rápida e informalmente, as etiquetas acabam sendo deixadas apenas para datas muito especiais; entretanto, elas não devem ser deixadas de lado. Com prática e treino, tais atos se tornarão naturais, até mesmo fora das formalidades.

51 Comentários

  1. Uma coisa que eu sempre fazia depois de comer era empurrar o prato, mais agora aprendi que é falta de educação.Obg

  2. Pode ser falta de etiqueta.. mas dependendo do lugar ajudo o garçom a tirar o prato da mesa, acho isso muito mais gentil e educado…

  3. Uau gostei, é o maximo! Acho que agora tenho que ter muita cautela, enquanto estiver à mesa, valeu aprendi muito ta.

  4. Já conhecia essas regras, mas é sempre bom manter essas dicas presente no nosso dia a dia, pois tornando-se um hábito nunca fará feio em lugar algum.

  5. Gostei das dicas e vou pratica las sempre para assimilar melhor, obrigado e continue nos ajudando a ter boas maneiras de como se comportar na mesa

  6. […] como casamentos, por exemplo. Se você deseja conhecer um pouco mais sobre a etiqueta à mesa, clique aqui e leia o nosso post dedicado exclusivamente a essas […]

  7. Hum! Que bom aprender coisas novas. Gostei muito, é muito embaraçoso fazer má figura na mesa. Bjs obrigada pelas dicas.

  8. E SEMPRE BOM UM BELO CONHECIMENTO, ADORO FAZER BONITO ,NÃO PARA APARECER MAS SIM SER ELEGANTE EU CURTO SER ASSIM . PRISCILA CERCONI.

  9. Adorei essas dicas, pois, tem algumas coisas que eu não faço como por exemplo eu não tenho o costume de almoçar na mesa, e pretendo mudar esse hábito.

  10. É o que eu mais queria saber. Sentia um vazio enorme de sentar a mesa com pessoas estranhas e em locai públicos. Adorei!

  11. Gostei muito dos esclarecimentos, contudo senti falta de algumas ilustrações que poderiam ajudar na visualização das orientações.

  12. Muito obrigada por nos avisar, Humberto!
    Nossa ilustração estava com problema na exibição.
    Corrigimos o problema!

  13. Olha aprendi muito,me ensinou bastante apesar de ser um pouco dificil vou tentar fazer direitinho! Rsrs Super recomendo esse site ameii bjos e obg!Vou tentar ser refinada hj!KKk

  14. Informação muito importante…
    Devido à globalização as pessoas tendem a esquecer das boas maneiras…
    Obrigado pela informação.

  15. Muito bom! Mas se esqueceram de comentar sobre posicionamento dos cotovelos (pra baixo) e postura ao sentar (ereto).

  16. Amei de mais as dicas,algumas regrinhas já conhecia. Gostaria que tivessem também etiquetas de festa de aniversário tanto de crianças como de adultos bjs.

  17. Gostaria de deixar uma idéia para o site! Bem que poderia ter um video colocando em prática as dicas seria muito mais instrutivo! Mais já estão de parabéns gostei muito das dicas.

  18. Adorei essa aula de etiqueta. Foi de muita ajuda pra minha vida pessoal e profissional.
    Parabéns a toda equipe desse site e as pessoas que contribuiram para esse maravilhoso trabalho.

  19. Amei só falta dizer se onde o guardanapo deve ser usado o que é muito importante um beijao da ica!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Adorei, eu já sabia mas as dos copos de maneira nenhuma
    Mto Obrigada

    Vcs poderiam ensinar as damas descerem escadas, andar de salto, cruzar as pernas e a posição dos Pés enfim tem tanta coisa p as pessoas aprenderem . Brasileiro nao tem etiqueta alguma p andar de carro. Quando se tem um pouco é o Paulistano. Pq leva uma vida mais social q nós Cariocas

  21. O problema é não ter os talheres apropriados… E também, se esquecer da etiqueta e ficar naquela situação, quando depois de não sei quantas horas você se lembra e tenta fazer, más uma hora depois você esquece novamente, e assim é a nossa vida de pobre.

  22. Gostei muito das dicas, algumas eu já sabia é outras eram dúvidas pra mim, porém agora está esclarecido.
    Se possível faz uma segunda “edição”, com mais detalhes e tal, tipo:
    Como deve sentar a mesa…
    Porque lado entra e/ou sai da mesa…
    Como deve usar os guardanapos…
    Se pode ou não apoiar o punho sobre a mesa…
    Esse detalhes pequenos que faz diferença.
    Obrigado !

  23. Ainda nao sei nada das praticas e ensino das boas praticas de etiqueta, mas sei que nunca e tarde para aprender, gostei muito das dicas estarei estudando isso e colocando em pratica no meu dia a dia, muito obrigado.

  24. Eu gostei,porque eu quero ser sempre fina e elegante, essa etiqueta é mais usado na França quando ir para lá vou poder usar isto é em vários lugares dependendo da pessoa e seu trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA