Etiqueta profissional e sua carreira

Etiqueta profissional e sua carreira

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As regras de etiqueta regem as boas maneiras e bons comportamentos dentro das relações sociais, valendo para situações com a família em ambiente doméstico, como também para as relações profissionais – nesse caso, as regras de etiqueta profissional são as condutas a serem seguidas. Falando especificamente do ambiente de trabalho, a etiqueta profissional se torna substancial para quem deseja manter um ambiente harmonioso e de respeito.

Isso se torna ainda mais necessário quando o nosso ritmo exige que passemos a maior parte do tempo no trabalho ou na convivência com pessoas que fazem parte dessa faceta da nossa vida. Muitas vezes passamos mais tempo no mundo profissional do que com a própria família. Dessa forma, adequar o comportamento a essa situação tem ligação direta com a sua produtividade, seu respeito e relevância dentro da empresa, além de ser levado em conta na hora da evolução da sua carreira.

Regras de etiqueta profissional

Uma pesquisa de Harvard indicou que 2/3 das demissões são causadas por mau relacionamento entre os colegas de trabalho dentro das empresas. Isso mostra como uma boa qualificação técnica e teórica não basta para uma carreira de sucesso. Os relacionamentos interpessoais ainda são extremamente importantes e um comportamento excelente se torna um ponto diferencial para a sua carreira. Confira abaixo uma lista com boas maneiras dentro do ambiente de trabalho:

Saiba se relacionar

Cumprimentos muito pessoais como beijos e abraços não cabem muito bem dentro do ambiente profissional. Também deixe de lado piadas e apelidos muito pessoais. O relacionamento profissional não é o mesmo de um relacionamento íntimo.

Cuidado com o tom de voz

Esteja sempre atento ao seu tom de voz e ao volume. Gritar ou falar de maneira muito espalhafatosa pode constranger as pessoas, além de ser um péssimo hábito.

Evite atrasos

Esteja atento aos horários e evite atrasos, desde o horário de chegada ao trabalho até o horário marcado para entregar um relatório ou participar de uma reunião.

Lanchinho tem hora

Doces, chicletes e outras comidas não devem ser consumidos em sua mesa ou estação de trabalho. Tire um tempo durante o expediente para o seu lanchinho. Dessa forma, você evita situações embaraçosas (como ter que responder ao chefe com a boca cheia) e também não corre o risco de sujar algum documento importante.

Seja educado e cordial

Seja educado e cordial com todos: cumprimente e responda aos cumprimentos, seja do porteiro, seja do seu chefe.

Se atente a aparência

A aparência é importante: esteja sempre bem alinhado e bem vestido. As mulheres devem evitar pentear os cabelos ou retocar o batom no ambiente de trabalho; para isso, vá ao banheiro. Estar com os dentes escovados e com bom hálito é essencial.

Tenha uma boa postura

A postura também é importante. Andar de forma calma, abrir e fechar as portas de forma educada (sem esquecer-se de bater antes de entrar na sala de alguém) e manejar os materiais ou equipamentos sem brutalidade mostra o seu cuidado com o ambiente e com as pessoas que se utilizam dele.

Saiba ouvir e dar espaço

Saiba ouvir e dar espaço aos seus colegas de trabalho. Nas situações “incômodas”, tenha jogo de cintura para não piorar a situação. É necessário saber ceder em algumas vezes.

Dentro do nosso trabalho, somos observados o tempo todo: como trabalhamos, como resolvemos problemas, como antecipamos os problemas e também como nos relacionamos com os outros. Ser uma pessoa equilibrada e que sabe agir da melhor maneira nas mais variadas situações e com todos os tipos de pessoa é, sem dúvidas, um ponto a favor para alavancar a carreira de qualquer profissional. Invista tempo na sua carreira ao trabalhar em cima da etiqueta profissional e apresente-se como alguém de sucesso.

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23 respostas
  1. Pedro Henrique
    Pedro Henrique says:

    Este conteúdo é sublime, e transmite valores éticos muito importantes para o nosso crescimento profissional. Obrigado!

  2. Joana Frantz
    Joana Frantz says:

    Essas dicas foram muito importante para mim pois vou entrar no mercado de trabalho e não quero cometer essas falhas na minha empresa.

  3. Houari
    Houari says:

    essas orientações são muito pertinentes… de facto, há muita gente que opta por ter má conduta no seio profissional (homens e mulheres), das quais algumas já foram realças no texto acima. tenho constatado no meu local de trabalho, que tem sido frequente alguns técnicos tratarem da sua higiene entre elas: tratar da unhas (cortar e passar esmalte) na secretária onde trabalha, ou fazer a barba no W.C onde todos os colegas têm acesso. como se não bastasse, quando acabam de se tratar, deixam vestígios de pelo no lavatório ou pia na linguagem brasileira.

    O cheiro do esmalte é nocivo à saúde, digo isso por experiência própria.

    Temos que mudar de atitude.

    Bom trabalho à todos.

  4. Hyung Jun Kim
    Hyung Jun Kim says:

    Para muitos outros, gostaria de incluir um item sobre estar preparado sempre com um cartão de visita profissional. Há grande diferença quando nos apresentamos apenas verbalmente e com cartão de visita. O impacto causado é maior e a chance de marcar a nossa presença na cabeça do outro.

  5. Cecília
    Cecília says:

    De facto foi muito bom saber essas dicas, vou procurar meter em prática no meu local de trabalho porque na realidade estava mesmo a precisar.

  6. Isabel Cristina Nogueira Dias
    Isabel Cristina Nogueira Dias says:

    Um curso muito positivo principalmente para quem ainda vai ingressar no mercado de trabalho. Dicas preciosas para fazer bonito, no local de trabalho. Obrigada.

  7. Neila Mª Vieira Fagundes
    Neila Mª Vieira Fagundes says:

    Gostei muito sobre as dicas e algumas utilizo na minha pratica , este material é de grande importância.

  8. ETIELE PAULINA
    ETIELE PAULINA says:

    muito bacana ver outras orientações de como se comportar interagir gostei muito vivendo e aprendendo .

  9. Maria de Jesus Ferreira da Silva
    Maria de Jesus Ferreira da Silva says:

    Muito bom, adorei às orientações!
    Gostei muito! Eu sou uma eterna aprendiz.

  10. Andre
    Andre says:

    Muito obrigado pelas informaçoes a credito que foi muito esmero para mim…Prometo tirar bons proveitos pos eu ainda era muito caduco na alguns pontos.

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