Marketing pessoal

Marketing pessoal: o que é e como funciona

Em um sentido amplo, o marketing pode ser definido como a prática de criar e demonstrar os valores de uma empresa ao seu público, alavancando e expandindo a empresa por meio dessas ações. O marketing pessoal não difere dessa teoria, a não ser pelo fato de que a empresa a ser promovida é você.

Mas… O que é o marketing pessoal?

A máxima de que uma ação fala mais do que mil palavras é a síntese do marketing pessoal. A forma como você se relaciona e se porta são as bases da construção da sua imagem para os outros – colegas, chefes, parceiros, etc. Não estamos falando de habilidades ou competências, mas sim de comunicação e relacionamento. Quem nunca se deparou com dois funcionários que exercem a mesma função, mas se mostram (e são percebidos) tão diferentemente um do outro?

Em tempos de mercado acirrado onde profissionais batalham com garra por uma boa colocação ou por promoções dentro da sua empresa, saber se posicionar e se relacionar com o outro faz uma grande diferença.

Marketing pessoal na prática

Costuma-se falar que marketing pessoal não é algo que se faz, mas algo que se vive, pois suas ações são realizadas no dia a dia, sem data para terminar. Abaixo, criamos uma lista com cinco pontos fundamentais para se atentar dentro do seu comportamento e melhorar a visão que as pessoas têm de você, fazendo um melhor marketing pessoal:

  • Apresentação e aparência

    Não há como fugir desse quesito. Antes mesmo de você falar qualquer coisa, é muito provável que já tenham feito algum tipo de julgamento a respeito da sua aparência. E não estamos falando de “feio” ou “bonito”. Profissionais de RH concordam que a aparência de alguém pode dizer sobre o seu comprometimento e sobre o quanto ele se importa com o evento, entrevista ou reunião da qual está participando. Cuide da sua aparência, se vista de forma equilibrada com a sua função e com o local em que você irá e apresente-se como uma pessoa que se importa com ela própria.

  • Boa (e correta) comunicação

    Falar, ler e escrever bem é fundamental. Se esse não é o seu caso, busque cursos livres de português e aprimore a sua comunicação escrita. Para a comunicação verbal, o português correto também é essencial. Além disso, ter desenvoltura para falar e conseguir transmitir o seu pensamento de uma forma clara e coesa é um fator a mais para o profissional. Uma reunião bem dirigida ou um contato eficiente com um cliente conseguem te destacar dentro do seu trabalho.

  • Trato com os superiores

    Ser proativo é uma exigência já fundamental do mercado de trabalho, mas apesar disso, muitos funcionários insistem em “ficar no mesmo”. Promover-se como um bom profissional é oferecer mais e melhor do que lhe pedem. Um trabalho bem feito é aquele que surpreende e vai além. Inove e mostre aos seus superiores que você pode (e quer) conseguir um espaço maior para desenvolver mais habilidades.

  • Trato com os colegas

    Cuidar bem do networking é uma ótima forma de alavancar o seu marketing pessoal. Vivemos e trabalhamos em equipe e saber cumprir seu papel dentro de um grupo é essencial. Estar disponível para ser ensinado (e ensinar) demonstra uma boa relação interpessoal, indispensável no mundo atual de tantas conexões.

  • Conhecer-se e sentir-se seguro

    A última dica é a mais importante, já que a confiança em si mesmo é o que move a boa desenvoltura. Conhecer seus pontos fortes e investir nele, assim como sempre melhorar o seu lado negativo, faz de você um profissional diferenciado, que sabe onde pode chegar e sabe como mostrar isso aos outros. Reconheça seus atributos e promova-os. Os outros estão exatamente buscando as suas qualidades. Seja verdadeiro e se apresente ao mundo.

Para pensar no seu marketing pessoal

Uma boa forma de perceber como você quer que as pessoas te vejam é pensar em como você elaboraria uma marca. Que tipo de valores a sua marca teria? Qual o sentimento você gostaria que ela despertasse (confiança, inovação, insistência)? Aonde você gostaria que a sua marca chegasse?

Leve essas questões para a o seu nome e invista nos pontos necessários para incrementar o seu marketing pessoal e mostrar ao mundo o valor da sua marca.

3 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da discussão?
Fique a vontade para contribuir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>