Netiqueta: O que é?

57

A netiqueta (neologismo oriundo da fusão das palavras net + etiqueta) cumpre o papel de intermediar a boa comunicação e prezar por uma vivência virtual harmônica. Regras de comportamento são necessárias em qualquer tipo de convívio social e, na internet, isso não é diferente. Com a dificuldade em interpretar emoções e conotações na comunicação via web, uma etiqueta virtual se torna imprescindível.

Para promover essas regras, montamos um guia com algumas regras básicas de netiqueta e uma breve explicação do que é netiqueta.

Netiqueta – mensagens

Evite escrever em letras maiúsculas

Na hora de escrever uma mensagem (seja um e-mail profissional ou uma conversa em rede social), evite escrever em letras maiúsculas. Como a internet tem suas limitações na hora de imprimir emoções, as letras maiúsculas acabam sendo usadas como “grito”. Uma mensagem inteira assim pode denotar outro sentido, mesmo sem querer. Também é interessante escrever seus textos de forma clara e objetiva. Negrito, itálico e sublinhado são utilizados apenas em pontos específicos de detalhe. Abusar de gifs animados e fontes coloridas também não é uma boa escolha.

Evite escrever em outra língua

Evite escrever em outra língua, a não ser que seja solicitado. Não dá pra saber se todo mundo irá compreender a sua mensagem, principalmente fora de ambientes corporativos.

Divida seu texto em blocos

Na hora de escrever uma mensagem longa, divida o seu texto em blocos e, se possível, por subtítulos. Mensagens grandes e contínuas são cansativas, ainda mais em uma tela de computador.

Mande e-mails em cópia oculta

Na hora de mandar e-mails para mais de uma pessoa, opte por mandar em cópia oculta, principalmente se essas pessoas não se conhecem. Isso diminui a possibilidade de spams e mensagens indesejadas.

Netiqueta – fóruns e redes sociais

Respeite as regras do grupo

Antes de disparar mensagens em algum grupo, entenda o funcionamento dele. Muitos grupos têm documentos com regras e orientações aos participantes.

Procure antes de perguntar

Procure no histórico do grupo se a sua dúvida ou mensagem já não foi tema de debate. Caso tenha sido, mas você deseja realizar um novo comentário, não abra outro tópico. Escreva no tópico existente e “reaviva” a discussão.

Não repita mensagens

Não mande as mesmas mensagens várias vezes. Isso é uma forma de spam e torna os fóruns desagradáveis.

Seja educado e respeitoso

Seja sempre educado e respeitoso com todos os participantes e acate as decisões de moderadores. Eles estão ali exatamente para conduzir os fóruns de uma forma benéfica a todos.

Evite escrever mensagens acaloradas

Com o “anonimato” que a internet oferece, é muito comum que as discussões atinjam níveis que, na realidade, não atingiriam. Lembre-se que a internet é um espaço de convívio como qualquer outro e o bom senso deve sempre falar mais alto.

Netiqueta e o falso anonimato da internet

Já se tornaram rotineiros o aparecimento de casos de agressão verbal, violência, ameaças e preconceito na internet. Por estarmos atrás de uma tela de computador, temos a falsa sensação de que estamos impunes, protegidos pelo anonimato e que a internet se torna um espaço aberto para falarmos o que quisermos, da maneira que quisermos e para quem quisermos. Na realidade, isso não é assim.

Nunca devemos esquecer que o contato feito via web é sempre recebido por outra pessoa e não simplesmente por uma máquina. Direitos civis e privacidade devem ser respeitados em qualquer lugar, inclusive na web. A máxima de “faça para os outros o que você deseja que façam para você” nunca foi tão necessária em nosso tempo.

Atente-se para a maneira que você se porta na internet para que ela seja um espaço de aprendizado, compartilhamento saudável e boas relações.

57 Comentários

  1. Eu achei Muito Legal isso ajuda a todos a mudar de comportamento não comer na frente do computador come na mesa entre varias outras coisas.

  2. Esse site foi muito útil para o meu aprendizado, fico grato ao meu professor Benoni por ter me passado o endereço do site.

  3. Bom, gostei muito de site pois vai me ajudar muito no meu aprendizado… Agradeço do fundo do meu coração ao meu professor Benony!

  4. Adorei as recomendações, pois os vícios de diversos aplicativos nos fazem esquecer da formalidade que se faz necessária muitas vezes.

  5. É sempre bom atualizar nosso conhecimento sobre o comportamento. Obrigada pelas contribuições

  6. Ótimas idéias, algumas são questões somente de educação, mas, que as vezes esquecemos e acaba virando hábito.

  7. Olá, boa noite!
    Essas informações são de extrema relevância em nosso aprendizado no ambiente virtual.
    Obrigada!

  8. Nada melhor do que o bom senso para fazer uso nas netiquetas. Como a internet agora faz parte de nossa vida as netiquetas garantem o respeito, a boa convivência e a ética que não devem faltar em nenhum aspecto de nossas vidas. Muito boas as orientações!

  9. E sempre bom ler e obter muitas informaçoes.Aqui preciosas dadosforam compartilhadas

  10. Dica valiosa foi a questão de escrever em caixa alta (maiúsculas), confesso que tinha mania de escrever assim. Uma dica importante que não foi mencionada acima é a questão de postagem de fotos, sempre que formos postar foto que elas possam seguir a decência que um espaço social exige e quando a foto tiver mais pessoas, estas devem ser comunicadas se estão de acordo com a postagem. Pólo V.Alta

  11. Achamos que a internet é terra de ninguém, que todo ou em qualquer ambiente virtual podemos nos comportar de qualquer maneira e modo. Só que nos esquecemos que assim como no nosso dia a dia temos regras a serem atendidas quanto à forma de comportamentos. Por isso, é sempre bom ampliar os nossos conhecimentos em buscar de uma boa vivência, não importando o local, seja ele físico ou virtual.
    As dicas de netiquetas tirou muitas dúvidas que tinha quanto a postagens dependendo do ambiente virtual que estou frequentando no momento. Obrigada

  12. Dicas preciosas, muito obrigada, são gestos assim que tornam nossa convivência com o próximo mais sadia e democrática, pautada pelo respeito mútuo.

  13. Muito bom o texto. Muitas pessoas acham que o ambiente virtual não devem ter a educação que se tem pessoalmente, mas regras de boa educação e etiqueta são válidas para todo lugar, inclusive ambiente virtual.
    Que isso sirva para todos nós.
    Etiqueta e educação são regras básicas para o bom convívio com todos.

    Taiele Pinheiro
    Polo Piúma

  14. Muito bom termos estras orientações para vivermos com respeito e seriedade neste mundo virtual.

  15. Comportar-se de forma civilizada, com respeito às posições e conceitos dos outros e observando as regras a da netiqueta, que imprimem na forma de escrever e nas palavras escritas, são fundamentais para o convívio respeitoso e harmônico na internet.

  16. Gostei bastante do do material, já utilizava algumas das “regras”, e outras passarei a utilizar. Obrigado

  17. Acredito que tudo que aprendemos nos ajuda a caminhar cada vez melhor e as regras para que possamos atuar na Net.

  18. Gostei muito das dicas, algumas delas já tenho colocado em prática.
    Infelizmente muitas pessoas não sabem se portar nas redes sociais, seria muito bom se todos pudessem ter acesso a essas informações.

  19. Boa tarde .
    Obrigada pelas dicas , que são de extrema importância neste campo virtual e para nos refletimos sobre nosso comportamento .

  20. Com curiosidade, cheguei até vocês porem gostaria de tirar outras dúvidas, até então, estou satisfeita e agradecida

  21. Estou recente no mundo virtual e tenho outras dúvidas, por enquanto, estou satisfeita, muito obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here