Planejamento pessoal

1

Todos nós queremos alcançar o sucesso, tanto na vida pessoal quanto profissional. Algumas pessoas simplesmente contam com a sorte, outras planejam cada passo e seguem um ritmo de conquistas que as levam exatamente aonde desejam chegar. Planejar é preciso. Ter em mente o que quer e como enfrentar cada desafio que surgir no caminho é a maneira mais eficaz de alcançar aquilo que significa sucesso para você.

Traçar um planejamento pode parecer trabalhoso, pode significar enxergar além e contar com resultados a médio e longo prazo. Mas, sem planejamento, contando apenas com a sorte ou o destino, este mesmo tempo irá passar e não há garantia alguma de que seus planos se concretizarão.

Por que fazer um planejamento pessoal

Planejar o caminho para o sucesso exige autoconhecimento e disciplina, mas a gratificação que se obtém a cada nova conquista não tem preço. Este sentimento de ter conseguido algo que se almeja muito, cria uma atmosfera de otimismo e confiança, com a sensação de que se é capaz de realizar qualquer sonho. A partir do planejamento para o sucesso pessoal e profissional, você deixa de contar com a sorte ou o destino e traça seu próprio caminho, focado na conquista dos seus ideais.

Como usar o coaching para alcançar o sucesso

Derivado do inglês americano, o termo Coaching, em suma, significa obter preparação, treino e motivação, seguindo processos pré-definidos que tem como objetivo o sucesso pessoal e profissional. A metodologia do coaching revela técnicas desenvolvidas por profissionais gabaritados, cujo foco principal é o planejamento para desenvolver ações que levem à conquista do sucesso. Cada meta pode ser adaptada de acordo com os desejos e necessidades de cada um, considerando o seu nível de satisfação com o estagio atual onde se encontra.

Passo a passo para planejar o sucesso

Se você já percebeu a importância do planejamento para a conquista de uma vida plena, mas não sabe por onde começar a traçar seus métodos, conheça um passo a passo simplificado, de acordo com as principais regras do coaching:

Defina seu foco: saiba exatamente o que quer

Todos nós já ouvimos a frase “quem não sabe o que quer, não chega a lugar algum”. Isto acontece porque sem traçar metas, ficamos entregues ao ‘sabor dos ventos’ e os acontecimentos do dia a dia vão moldando nosso futuro, como se não tivéssemos poder sobre nossa própria vida.Tentar muitas coisas ao mesmo tempo, ou seja, ter vários focos para o sucesso imediato, também costuma diminuir as chances de realização. Para lidar com isso, estipule o seu foco principal e crie um ‘filtro’ para barrar tudo o que não tiver relação com ele.

Saiba qual é o seu nível atual de satisfação

Antes de começar a planejar o sucesso, analise qual é a sua situação atual e o seu grau de satisfação com a vida pessoal e profissional. Defina claramente onde está, o que faz hoje, e enfim: quem é você neste momento.

Defina claramente quais resultados quer alcançar

Após definir o foco e saber exatamente qual o seu nível de satisfação atual, descreva detalhadamente quais são os resultados que deseja alcançar. Pense em perguntas e respostas objetivas e claras, como por exemplo: O que você quer ser no futuro? O que deseja ter? Onde quer estar? Descreva suas metas, prezando pelos objetivos alcançáveis. Também estipule prazos concretos para atingir suas metas, pois isto faz com que você mantenha o foco e nem pense em desanimar ou deixar seu sucesso pra depois.

Analise perdas e ganhos

Faça uma analise do que você vai ganhar se atingir seus objetivos e o que poderá perder se não conseguir atingi-los. Também é valido considerar o contrário, ou seja, o que ganha se não conseguir e o que perde se conseguir cumprir cada meta. Considere também os prazos e o que já tem programado para acontecer ao mesmo tempo, num futuro próximo, que possa vir a interferir nas metas.

Alinhe metas e propósitos de vida

Depois de estipular as metas para o ser sucesso pessoal e profissional, analise o quanto elas tem a ver com o seu propósito de vida. Estude profundamente se aquilo que pretende alcançar é relacionado ao seu jeito de ser, se tem relação com aquilo que considera ser sua missão de vida. Este tipo de analise faz com que planejemos nosso sucesso de forma personalizada, já que cada um tem sua própria história e seus próprios ideais. Isto evita que sigamos um planejamento igual ao de outras pessoas, portanto com mais chances de ser abandonado no caminho, justamente por não nos trazer gratificação pessoal.

Defina sua rota e comece a agir

Feitas as analises, trace seu caminho, estipulando qual a rota mais curta em primeiro lugar e, assim, defina qual será o seu primeiro passo rumo ao sucesso. Na definição do primeiro passo, planeje exatamente o que vai fazer e como vai fazer para colocar seus objetivos em pratica. Um método bastante eficaz é organizar uma agenda de tarefas, com detalhamento de ações e prazos concretos.

Fuja da zona de conforto

Quando se chega nesta etapa, é comum que alguns abandonem o planejamento, caindo na tentação de retornar para a zona de conforto. Se isto acontecer, realinhe seus pensamentos na direção do quanto é importante para o seu sucesso que você atinja seus objetivos. Se for preciso, analise profundamente quais são seus valores, o que lhe motiva, quais são seus maiores sonhos e o que faria para realiza-los. Coloque seus sonhos no papel, planeje a concretização daquilo que lhe faria feliz se existisse hoje na sua vida.

Quais são seus recursos?

Chegando nesta fase do planejamento, relacione quais são seus recursos materiais e pessoais para a realização de suas metas rumo ao sucesso. Sabemos que para atingir cada resultado, são necessárias competências especificas e meios para manter a rota. Defina quais são:

  • Suas forças internas: suas capacidades intrínsecas, sua personalidade, experiência pessoal ou profissional ou, seja, aquilo que tem de melhor e que poderá ajudar no projeto;
  • Suas fraquezas internas: quais são seus principais obstáculos para manter a rota rumo ao sucesso;
  • Oportunidades externas: saiba exatamente quais são e onde estão as oportunidades a serem aproveitadas para que você atinja seus objetivos;
  • Ameaças externas: conheça e previna-se contra as ameaças que podem atrapalhar seus planos. Neste quesito, valem ameaças concretas e psicológicas, como conversar sobre seus projetos com pessoas pessimistas.

Continue aperfeiçoando os métodos durante o caminho

A cada resultado obtido, analise os níveis de conquista, para verificar se estão de acordo com o que desejava quando criou o planejamento. Se os resultados não forem satisfatórios, refaça os planos, pense em como melhora-los, com base na experiência que adquiriu durante o processo.

No começo, pode parecer difícil criar um plano para alcançar o sucesso pessoal a profissional, mas nada substitui a experiência que se adquire e a gratificante sensação de se ter controle sobre a própria vida. Comece a planejar seu futuro de sucesso e inicie, hoje mesmo, uma nova rota de realizações.

1 Comentário

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here