Inteligência emocional: o que é, importância, como desenvolver

Desenvolvimento pessoal

Você quer saber como ser inteligente o suficiente para ter sucesso na vida e ser feliz? Para isso, você precisa saber o que é inteligência emocional.

Saber aprender e memorizar informações, resolver problemas teóricos é sem dúvida útil e importante, mas não é suficiente.

É preciso ter a capacidade de estar bem consigo mesmo e com os outros e saber gerenciar as próprias emoções na relação com os outros. Isso faz a diferença.

A inteligência emocional é um requisito indispensável para o desenvolvimento de relacionamentos sólidos, profundos e positivos no âmbito pessoal e profissional.

O que é inteligência emocional?

O debate sobre inteligência emocional já existe há algum tempo. Os primeiros na atualidade a falar sobre o tema foram os psicólogos americanos Peter Salovey e John D. Mayer em um artigo de 1990.

Mas quem mais desenvolveu o tema de forma aprofundada e o tornou conhecido do grande público foi o psicólogo americano Daniel Goleman.

Em seu famoso livro de 1995, Inteligência Emocional, Goleman explica que autoconhecimento, persistência e empatia são produtos da inteligência humana.

Em outras palavras, o psicólogo afirma que a inteligência emocional é a capacidade que permite reconhecer seus próprios sentimentos e os dos outros e gerenciar as emoções de forma eficaz.

Qual a importância da inteligência emocional?

Colaboradores, gestores e líderes de sucesso sabem da importância de entender o que é inteligência emocional.

Ela os apoia no bom uso das suas competências que visam o respeito, a partilha, e o crescimento pessoal e coletivo.

Além disso, contribui para melhorar a gestão do stress e das situações da melhor forma possível.

Obviamente, a inteligência emocional também desempenha um papel primordial na esfera da vida pessoal.

A capacidade de ler, interpretar e gerir emoções próprias e dos outros é crucial para o crescimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento pessoal, bem como para a construção de relações saudáveis, profundas e enriquecedoras.

Como desenvolver a inteligência emocional?

Motivação

Não sei se você já quis resolver um problema, ou se quis fazer algo a todo custo, pelo simples desejo de ter sucesso.

A motivação é interna e é ela quem o move para a conquista dos seus objetivos.

Um truque simples para estarmos cada dia mais motivados no que fazemos é acompanhar nossos resultados.

O mais motivador é mapear o progresso, mesmo que seja pequeno e em etapas.

Autoconhecimento

O autoconhecimento nos ajuda a controlar nossas emoções.

Do ponto de vista científico, a autoconsciência funciona porque ativa o neurocórtex, que é nosso cérebro pensante.

Por esse motivo, o autoconhecimento aumenta a nossa autoconfiança.

Você precisa não ver apenas o lado negativo das coisas e precisa aprender a relaxar nos momentos certos e rir de si mesmo.

Vamos dar um exemplo.

Imagine uma mulher depois de batalhar muito e aproveitar boas oportunidades, conseguiu chegar ser bem-sucedida na carreira, mas apesar disso não está feliz.

Ela coleciona uma variedade de bens materiais: tem um carro, comprou uma casa, mas ainda sente um vazio existencial.

Ela não se sente realizada nas relações afetivas, não consegue dormir porque tem insônia, e não encontra felicidade nos bens materiais que acumula .

Aos poucos, ela resolve refletir sobre si mesma, fica mais introspectiva em busca de respostas.

Ela percebe que sempre quis agradar os outros, a família, se posicionar diante dos amigos, mas nunca se perguntou do que realmente precisava.

Ela não tinha o devido autoconhecimento.

Como você pode perceber, a falta de autoconhecimento pode durar muitos anos na vida de uma pessoa. Quanto antes você resolver mergulhar em si mesmo, terá uma vida mais proveitosa.

Empatia

Provavelmente, você conhece pessoas que têm a capacidade de compreender perfeitamente os outros e de responder prontamente às suas necessidades.

É uma questão de superpoderes ou habilidades sobrenaturais? Não. Em vez disso, é uma qualidade muito humana, a empatia .

A empatia nos leva a querer ajudar os outros e, por outro lado, pouca empatia pode causar problemas. A falta dela nos afasta das pessoas, mesmo que não percebamos.

E isso não pode ter nenhuma boa consequência para uma vida frutífera, não é mesmo?

Para quem não sabe, a empatia é a capacidade de sentir como o outro sente, de entender as reações ao que se sente e ter compaixão ante o sofrimento alheio.

Por meio dela você pode estabelecer relações sólidas baseadas na confiança mútua, pelo simples fato de você saber se colocar no lugar do outro.

Autocontrole

Quando você anda de bicicleta, você está focado em manter o equilíbrio, e para isso você ajusta constantemente a posição do seu corpo em relação às condições do asfalto, o percurso a ser percorrido, seus movimentos e os dos outros, tomando cuidado para não perder o foco.

Isso está relacionado ao autocontrole e vale para outras situações do dia a dia.

Precisamos ter autocontrole e evitar reações explosivas ou exageradas ao que nos acontece.

Este é um sinal de maturidade, significa que as provocações de outros ou acontecimentos externos não podem simplesmente nos tirar do eixo a qualquer momento.

Espero que este conteúdo possa ajudá-lo a entender o que é inteligência emocional e praticá-la!